Trabalhadores da Enfermagem do Materno Infantil não recebem o piso há quatro meses
O Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo (Sindienfermeiros) notificou extrajudicialmente o Hospital Municipal Materno Infantil, na Serra, a prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia, solicitando o pagamento, em até 48 horas, do piso salarial da categoria referente aos meses de junho, julho, agosto e setembro. A notificação foi feita nessa terça-feira (30). O equipamento é administrado pela Santa Casa.

A presidente do Sindienfermeiros, Valeska Fernandes, relata que o Ministério da Saúde tem feito repasse ao município, mas a verba não havia sido encaminhada para a Santa Casa. Por isso, o sindicato buscou informações com a gestão municipal, que alegou problemas na documentação da Santa Casa, mas de acordo com Valeska, não foi detalhada a questão.
A presidente do Sindienfermeiros afirma que a situação ficou mais preocupante com o fato de que o contrato entre a Santa Casa e a prefeitura findou nessa terça-feira (30) e, agora, o Hospital será administrado pela Acqua. Por isso, há cerca de um mês, o sindicato buscou dialogar com a administração municipal sobre o assunto. “Falamos sobre a necessidade de fazer o repasse para a Santa Casa. Como ela poderia pagar os trabalhadores, se depois do dia 30 não teria mais responsabilidade em relação a eles?”, questiona.
A resposta obtida foi de que o repasse seria feito até o dia 15 de setembro, o que foi considerado viável pelo sindicato, uma vez que a folha de pagamento fecha dia 20, portanto, daria tempo. Contudo, o repasse foi feito no dia 25, impossibilitando o pagamento até o dia 30. O repasse consta no Diário Oficial, no qual foi publicado o Extrato do 20º Termo Aditivo ao Termo de Fomento nº 02/2022. O valor enviado para a Santa Casa foi de R$ 562,4 mil.
Valeska relata que o sindicato chegou a buscar informações com a Santa Casa, que afirmou que o pagamento será feito até 30 de outubro. Contudo, ela afirma que não há respaldo legal para fazer o pagamento somente no final deste mês. Diante da situação, a dirigente sindical informa que o Sindienfermeiros vai acionar a Justiça contra a Prefeitura da Serra e a Santa Casa por danos morais.