Domingo, 28 Abril 2024

Sindicatos realizam protesto contra terceirizações dos hospitais estaduais

O anúncio recente do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, de que privatizará a gestão de mais seis hospitais até o final deste ano gerou reações entre os sindicatos que representam os servidores que atuam na área da saúde. Como resposta, na próxima quarta-feira (18), um protesto será realizado, a partir das 9 horas, em frente ao Palácio Anchieta. 


Puxado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado (Sindsaúde-ES), o protesto contará com as entidades que participaram da Marcha da Saúde, realizada no dia 5 de abril deste ano, que contou com cerca de 1 mil pessoas que caminharam da Praça Getúlio Vargas até o Palácio Anchieta.



Entre os sindicatos, participaram os que representam categorias como enfermeiros (Sindienfermeiros), psicólogos (Sindpsi-ES), servidores do Judiciário (Sindijudiciário-ES), servidores da administração indireta (Sindipúblicos) e policiais civis (Sindpol-ES). Os movimentos sociais, por sua vez, estavam representados pelo movimento estudantil, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras, Movimento Quilombola do Norte do Estado e pela Federação de Associação de Moradores do Estado (Famopes), entre outras. 


Além dos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde e hospitais dos municípios da Grande Vitória, houve quem veio do interior para participar da manifestação. 


“Paralelo ao processo de entrega da rede estadual de saúde, os municípios operam a terceirização a todo vapor dos PA's [Prontos-Atendimentos] e Unidades Básicas de Saúde em vários municípios. Como exemplo, temos as propostas de terceirização em Linhares e recentemente a publicação do edital para terceirizar o PA do Trevo de Auto Laje, à revelia do Conselho Municipal de Saúde. A ação foi suspensa após ação do vereador Elinho [PV] em Cariacica”, afirmou o diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Gomes Nascimento. 


Seminário


Já nesta sexta-feira (13), a partir das 8h, o Sindsaúde-ES realiza o Seminário Interestadual “Saúde Pública: Dever do Estado”. O evento, que tem entrada franca, também é uma resposta diante das declarações recentes do atual secretário estadual de Saúde, afirmando que o governo de Paulo Hartung quer privatizar/terceirizar mais seis hospitais da rede pública até o final do ano.


“Com este anúncio feito pelo governo de Paulo Hartung, ficou ainda mais evidenciada a importância de unirmos esforços. É fundamental a definição das estratégias de luta para impedir este processo de entrega dos hospitais públicos para as empresas travestidas de organizações sociais (OSs). Um exemplo é o Hospital Infantil de Vila Velha que, após terceirização, teve aumento no número de óbitos de recém-nascidos”, ressalta Cynara Azevedo, da Secretaria de Condições de Trabalho do Sindsaúde.


As inscrições gratuitas ainda estão abertas e podem ser feitas em www.sindsaudees.org.br.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/