Secretário Tyago Hoffmann sinaliza para conclusão do caso nesta sexta-feira

O fungo Histoplasma foi encontrado em mais oito amostras de sangue de pessoas acometidas por surto no Hospital Santa Rita, em Vitória. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, em suas redes sociais, na manhã desta terça-feira (4). Diante disso, segundo o gestor, “a investigação caminha para a conclusão de que o surto está sendo causado pelo fungo”.
O Histoplasma é advindo de fezes de aves, como pombos e morcegos. Havia sido encontrado em apenas uma de 11 amostras encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Por isso, o procedimento feito foi chamar novamente as pessoas contaminadas e colher amostras de sangue, já que, no caso de ter sido Histoplasma, deviam ter desenvolvido anticorpos.
O diretor do Laboratório Central (Lacen), Rodrigo Ribeiro Rodrigues, explicou, em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (3), que foi preciso fazer isso, pois possivelmente as amostras realizadas anteriormente não haviam tido tempo necessário para a produção de anticorpos anti-Histoplasma que pudessem ser detectados. Agora, com os novos resultados, das 11 amostras em nove foram detectadas o Histoplasma.
Atualmente há 96 casos suspeitos de contaminação no surto. Tyago Hoffmann explicou que os testes continuam a ser feitos para identificar quantas pessoas de fato foram acometidas e, eventualmente, outros suspeitos que possam não ter sido causados pelo fungo. A conclusão do caso, de fato, de acordo com o gestor, será na próxima sexta-feira (4), quando será realizada uma nova coletiva de imprensa.
Tyago informou, ainda, que a equipe de vigilância fará uma visita técnica, nesta terça, ao setor epicentro do surto, que é o de internação clínica e cirúrgica e um centro cirúrgico anexo a ele, para averiguar se, diante do procedimento de desinfecção realizado, poderá ser reaberto.
Com a descoberta do fundo nas oito amostras, fica ainda mais distante a possibilidade de a bactéria Burkholderia, achada em uma amostra de água de um bebedouro da área de descanso da enfermagem, ter sido a causadora. “Ela foi encontrada em um teste que o hospital fez. A infecção também poderia ser causada pela bactéria, mas normalmente ela causa quadros mais agravados do que o que nós vimos até agora. Além disso, não foi encontrado rastro dela em nenhum teste de nenhum paciente. Faz mais sentido que isso [o surto] tenha ocorrido por causa desse fungo, o histoplasma”, explicou o secretário nessa segunda-feira.

