Segunda, 29 Abril 2024

Técnicos e auxiliares de Enfermagem encerram greve em Vitória

greve_enfermagem_FotoRedesSociais Redes Sociais

Técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede municipal de saúde de Vitória deram fim nesta sexta-feira (14) à greve começada em 4 de julho. A decisão foi tomada em assembleia realizada após reunião de conciliação no Ministério Público do Espírito Santo (MPES), da qual participaram o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Espírito Santo (Sitaen) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES) e da Procuradoria-Geral de Vitória.

Redes Sociais

Contudo, a categoria permanece em estado de greve, podendo retomar o movimento a qualquer momento. Os trabalhadores veem na mobilização uma forma de pressionar para que a gestão municipal faça o mesmo com a estadual para garantir o recurso do pagamento do piso salarial, que será enviado pelo Governo Federal, conforme estipulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito aos trabalhadores do setor público.

Durante a reunião com o MPES, foi informado que o cadastro dos servidores para o depósito dos valores já foi enviado ao Ministério da Saúde e que, no momento, a questão não dependia da prefeitura. A Secretaria de Saúde também assumiu o compromisso de abrir um canal permanente de discussão com o Sitaen. "Diante do exposto, o MPES solicitou que fosse concedida uma trégua à Prefeitura Municipal de Vitória até a chegada dos valores e a criação desse canal de comunicação para tratar de outras demandas da categoria", diz o sindicato.

Divulgação

O sindicato avalia que o saldo da greve foi positivo. "Foi a primeira vez que diversos órgãos se reuniram para discutir as condições de trabalho e salário dos técnicos e auxiliares de Enfermagem. Como resultado, eles foram vistos e ouvidos, demonstrando a importância do diálogo e da movimentação para avanços na categoria", diz o Sitaen. A entidade chegou a organizar uma manifestação nessa segunda-feira (10), quando os trabalhadores lotaram o plenário da Câmara de Vereadores.

A greve está mantida em outras cidades. Em Aracruz, no norte, começou em 7 de julho. Na Serra e em Viana, ambos na Grande Vitória, nesse domingo (9). Foi realizada assembleia em Linhares, quarta-feira (12), mas não houve quórum.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/