Quinta, 18 Abril 2024

Estado inicia vacinação de agentes socioeducativos e penitenciários

vacinacao_agpenitenciario_agentesocio_CreditosReproducao Reprodução

Teve início em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (24), no Palácio Anchieta, a vacinação contra Covid-19 para agentes socioeducativos e penitenciários. Serão vacinados cerca de 5 mil trabalhadores dessas áreas, sendo 3,2 mil da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e 1,6 mil do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Os imunizantes, que são os da reserva técnica da AstraZeneca, serão encaminhados para os municípios ainda nesta segunda, para aplicação nos próprios locais de trabalho.

"Assim, eles poderão trabalhar com mais segurança", destacou o governador Renato Casagrande, que afirmou que sua gestão pretende avançar na imunização de outras categorias profissionais. Uma delas é a dos portuários, mas sem informar ainda a data. Casagrande também mencionou os rodoviários. De acordo com ele, entre os professores, cerca de 50% já foram vacinados com a primeira dose.

Durante o ato simbólico desta segunda, foram vacinados a pedagoga socioeducativa, Rosilene Lameira dos Santos, que atua na Casa de Semiliberdade de Vila Velha; o agente socioeducativo e coordenador da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp), Valter Lebarck; e três inspetores que atuam na linha de frente nos presídios: Priscila Nascimento Barbosa Vidon, do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha; Marcelo Barbosa Zanelato, da Penitenciária Estadual de Vila Velha 2; e Valdenir de Oliveira Junior, do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha.

A incorporação dos agentes na vacinação do grupo de Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas foi definida em pactuação entre o Estado e municípios, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A identificação dos funcionários ocorrerá por meio da articulação entre as Secretarias da Saúde (Sesa), Sejus e Direitos Humanos (SEDH).

Além do governador, a solenidade de início da imunização dos agentes socioeducativos e penitenciários contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes; da vice-governadora, Jaqueline Moraes; da secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo; do presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fábio Modesto de Amorim Filho; e do secretário estadual de Justiça, Marcello Paiva.

Nésio Fernandes salientou que a utilização da reserva técnica não interfere na oferta de imunizantes para os grupos prioritários. Ressaltou, ainda, que não é a maioria, mas ainda há pessoas com resistência à vacinação, embora ela seja segura. Casagrande afirmou que ainda existe "um caminho longo para avançar na vacinação", já que, de acordo com ele, apenas 22% dos capixabas receberam a primeira dose.

O governador afirmou ainda que a imunização é necessária para redução do número de óbitos, internações, e para eliminar a circulação do vírus. "Não estamos imunes a uma terceira onda da Covid-19. O número de pessoas com o coronavírus ainda é muito grande. No Espírito Santo, existem cerca de 800 pessoas em leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] Covid", informa.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/