Domingo, 28 Abril 2024

Usuários reclamam da transferência do Crai do Forte São João para Mario Cypreste

republicanos_leonardo_sa_-6 Leonardo Sá

A transferência do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) de Vitória, que funcionava no Forte São João, para o Centro Municipal de Especialidade (CME), no bairro Mario Cypreste, efetivada nessa quarta-feira (1), não agradou aos usuários do equipamento e seus familiares. A mudança é criticada por ter sido executada sem diálogo da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e por representar prejuízo em relação a questões de acessibilidade.

O Crai, que tem 27 anos, oferece atendimento com equipe multidisciplinar, compostas por profissionais como médico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e enfermeiro, além contar com residência em cuidados paliativos. Atende idosos com agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional, acometidos por problemas como Mal de Parkinson, demências e acidente vascular cerebral.

Usuários que preferiram não se identificar afirmam que onde o Crai funcionava antes a localização era "estratégica", com malha viária na Avenida Beira-Mar e na Avenida Vitória. O atual, apontam, além de um número menor de linhas de ônibus, exige que os idosos e seus acompanhantes tenham que caminhar durante um tempo até chegar ao equipamento, pois os pontos de ônibus não são tão próximos.

Outro problema, dizem, é a própria infraestrutura do Centro de Especialidade, pois os pacientes terão que "disputar com todo o fluxo do equipamento", que oferece à população serviços de acupuntura, alergista, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, homeopatia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pequena cirurgia, pneumologia, mastologia, pré-natal de alto risco e ginecologia geral.

A aposentada Ana Heckert, que acompanhou o tratamento de sua mãe, Dalva Coelho Heckert, no Crai, lamenta a transferência. A paciente, que tinha Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson, teve o acompanhamento dos profissionais de janeiro de 2015 a dezembro de 2021, quando faleceu. Em suas redes sociais, Ana afirmou estar "devastada".

Ana aponta que o equipamento foi importante na garantia da autonomia de sua mãe. Uma das ações feitas, recorda, foi a disponibilização de próteses para que a paciente pudesse utilizar talheres e copo. O trabalho desenvolvido no Crai possibilitou que sua mãe recuperasse os movimentos, uma vez que quando deu início ao tratamento, falava pouco e andava com dificuldade. À paciente, foi dada condição de escolher sua própria roupa e comida.

Ela destaca que, para ter acesso aos serviços do Crai, é preciso ser encaminhado pela Unidade de Saúde, ou seja, o caminho é via Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, grande parte dos usuários mora na periferia, ou seja, com as mudanças, essas pessoas serão as mais prejudicados.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/