Sábado, 18 Mai 2024

Vacinação de meninas contra o HPV em Vitória tem início nesta segunda-feira

Vacinação de meninas contra o HPV em Vitória tem início nesta segunda-feira
A prefeitura de Vitória vai imunizar cerca de 8 mil meninas, com idades entre 11 e 13 anos, contra quatro tipos de papiloma vírus humano (HPV). O calendário de vacinação tem início nesta segunda-feira (10), quando equipes da Secretaria de Municipal de Saúde (Semus) vão a escolas tanto públicas quanto particulares no município para aplicar as vacinas nas alunas. A meta da secretaria é que, pelo menos, 80% do público alvo seja vacinado. 
 
Todas as escolas da capital já estão encaminhando o termo de compromisso aos pais e responsáveis para que seja assinado. Nele, estão descritos todos os detalhes da vacinação, como o dia e o horário.
 
O anúncio da vacinação de meninas contra o HPV foi feito pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano. No total, a expectativa é que sejam imunizadas até 91,8 mil meninas no Estado. Para isso, foram enviadas 192,8 mil doses da vacina. 
 
O vírus do HPV é, na maioria das vezes, sexualmente transmissível e de fácil transmissão. A estimativa é que 80% da população brasileira já tenha tido contato com o vírus, mas não o desenvolveu. Além do câncer de colo de útero, o HPV também é responsável pelo câncer de vagina, ânus, vulva, além de verrugas genitais.    
 
A vacinação vai ser feita em três etapas, sendo a primeira dose aplicada a partir de segunda-feira, a segunda seis meses após a primeira e a terceira e última dose, administrada cinco anos após a primeira. Para efetivar a vacinação, a Semus necessita da autorização dos pais ou responsáveis.
 
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
 
Apesar de a vacinação estar contribuindo para a diminuição dos casos no País, a realização de exames preventivos – como o Papanicolau – ainda é essencial para monitorar a ocorrência de tumores. A mulher deve ir ao ginecologista para se submeter ao preventivo uma vez ao ano. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/