Quarta, 24 Abril 2024

Vereadora questiona prefeito sobre terceirização do plantão no PA de São Pedro

pa_sao_pedro_elizabeth_nader_pmv Elizabeth Nader/PMV
Elizabeth Nader/PMV

A vereadora Camila Valadão (Psol) requereu ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que apresente informações sobre a terceirização do serviço de plantão médico no Pronto Atendimento (PA) de São Pedro. O requerimento foi apresentado na sessão da Câmara desta quarta-feira (13) e o Executivo tem trinta dias para atender, com base no Art. 67, § 2º da Lei Orgânica do Município de Vitória.

O questionamento refere-se ao Contrato nº 205/2021 firmado recentemente entre a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa Clínica Médica Dr. Marco Selicani Ltda, após o Pregão Eletrônico nº 175/2021.

"Nós verificamos matérias de jornais que questionam a idoneidade da empresa contratada. Há matérias que citam suposta fraude pela mesma clínica que vai prestar o serviço aqui na nossa cidade. Isso traz para o centro de debate qual o modelo de contratação que estamos adotando para os Prontos Atendimentos", disse Camila no Plenário da Casa. "Sigo defendendo que para o atendimento médico sejam convocados os aprovados no concurso público da saúde e que não seja feito repasse para iniciativa privada com terceirização do serviço'', completou.

No documento, a vereadora ressalta os critérios estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) – Relatório de Auditoria contido no processo nº 017.783/2014-3 – para a regularidade dos ajustes firmados pelos governos municipais com entidades privadas voltados à disponibilização de profissionais de saúde para atuarem em unidades públicas de saúde, entre elas: realização de estudos prévios que demonstrem as vantagens da terceirização em relação à contratação direta pelo ente público, com inclusão de planilha detalhada com a estimativa de custos a serem incorridos na execução dos ajustes; e consulta ao respectivo Conselho Municipal de Saúde.

O contrato com a Clínica do médico Marco Selicani foi firmado no valor total de R$ 648,8 mil para a prestação de serviços por seis meses, o que gera um gasto médio de R$ 108 mil por mês aos cofres públicos.

O contrato não informa o quantitativo de médicos que deverão ficar à disposição no plantão, mas que a empresa deverá ofertar mensalmente 48 plantões diurnos e 32 plantões noturnos de doze horas cada, o que resulta em uma média de 1,6 profissionais por dia e um profissional por noite, cabendo ainda à contratada arcar com todos os custos inerentes à execução do serviço, tais como: despesas administrativas, salários, contribuições e encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, tributários, fiscais e comerciais, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), embalagens, transportes, cargas, descargas, seguros, impostos, bem como quaisquer outros tributos de natureza fiscal, parafiscal, nacional ou internacional, e outras despesas que se fizerem necessárias.

Sobre a idoneidade da empresa contratada, Camila Valadão cita denúncias de problemas ocorridos no Rio de Janeiro, onde a empresa teria fraudado documentos relativos à licitação para prestação de serviço de Samu no Rio de Janeiro. 

Em reportagem no portal G1 citada no requerimento, alguns médicos que a empresa informou ter contratado alegam que sequer ouviram falar da referida clínica e acusam a empresa de ter falsificado os contratos e as assinaturas deles. O jornal informa ainda que um dos sócios da clínica, o próprio médico Marco Selicani, já foi condenado pela Justiça do Paraná por furto qualificado em 2018 e por improbidade administrativa em 2020.

Diante das denúncias, a vereadora do Psol requer quatro esclarecimentos ao prefeito Pazolini: se foram feitos os estudos comparativos entre a contratação direta de profissionais e a contratação terceirizada no âmbito da rede municipal de saúde, e, se sim, que os mesmos sejam disponibilizados, inclusive com planilha detalhada de custos; especificamente sobre o PA de São Pedro, já que o mesmo conta de estrutura administrativa, qual seria o valor da contratação direta de plantonista pela unidade; se houve consulta ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) acerca do contrato firmado com a Clínica Dr. Marco Selicani; e quais as medidas foram tomadas pela prefeitura para obter comprovação da idoneidade da empresa contratada, bem como sua capacidade técnica para execução do serviço.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/