Terça, 19 Março 2024

Vitória é a única cidade da região metropolitana em risco moderado

casagrande_leitos_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom

Vitória está entre os 32 municípios de risco moderado do Estado, de acordo com o 55º Mapa de Risco divulgado nesta sexta-feira (14) pelo governador Renato Casagrande. Os demais da região metropolitana permanecem em risco alto, classificação na qual se encontram 27 cidades. As de risco baixo são 18. O novo Mapa de Risco passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (17). Comparado ao mapa anterior, que vigora até domingo (16), o número de municípios em risco alto passou de 24 para 28. Os moderados reduziram de 42 para 32, e os de risco baixo aumentaram de 12 para 18.

Com a nova classificação, em Vitória as aulas presenciais retornam na próxima segunda-feira para todas as modalidades, como os ensinos fundamental II e médio, que ainda não estavam liberados para cidades em risco alto.

Casagrande destacou também que restaurantes poderão voltar a funcionar de segunda a sábado até as 22h, e aos domingos até 16h, entre outras flexibilizações possíveis aos municípios de risco moderado.

A manutenção da Capital como risco moderado, mesmo com os demais municípios da Grande Vitória em risco alto, é porque a regra da conturbação foi suspensa. Antes, se dois municípios da região estivessem em risco alto, todos deveriam ser classificados da mesma forma. A partir deste Mapa, volta ao sistema anterior à definição da medida.

Como Vitória terá serviços funcionando até às 22h, os ônibus do Sistema Transcol, que estavam circulando entre 5h e 22h, passarão a circular até meia-noite. Também há mudanças nos transportes intermunicipais e interestaduais, que poderão ter ocupação de 100%, não somente 50%.

As alterações foram feitas, segundo o governador, devido à redução do risco da pandemia. Nas últimas quatro semanas, como aponta, houve diminuição do número de óbitos. A média móvel de falecimentos é de 39 nos últimos 14 dias. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 73,8%. Casagrande recorda que já chegou a cerca de 95%. "Caiu, mas ainda assim está alta", alerta.

O governador informou, ainda, que a Taxa de Transmissão (RT) está abaixo de 1 e que o Espírito Santo é o estado com maior número de leitos de UTI per capita, com um leito para cada 7 mil habitantes. "O esforço que fizemos para chegar aos 1.080 leitos de UTI Covid que temos hoje salvou muitas vidas", afirmou, recordando que antes da pandemia havia cerca de 400 leitos de UTI para todas as enfermidades.

Classificações

Os municípios em risco baixo são Águia Branca, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Mucurici, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

Os de risco moderado Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vitória.

Em risco alto estão Alegre, Anchieta, Apiacá, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

Humberto em Sexta, 14 Mai 2021 20:51

Casagrande arrregando pro Pazolini, infelizmente. Se é pra ser risco moderado, a grande Vitória teria que ser num único bloco. Agora, a rapaziada vai toda pra Vitória. "JENIO"

Casagrande arrregando pro Pazolini, infelizmente. Se é pra ser risco moderado, a grande Vitória teria que ser num único bloco. Agora, a rapaziada vai toda pra Vitória. "JENIO"
Visitante
Terça, 19 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/