Sexta, 03 Mai 2024

Wilson Fiorot, prefeito de Pedro Canário, identifica predador do Aedes aegypti

O médico Antonio Wilson Fiorot, que é prefeito de Pedro Canário (norte do Estado), trabalha em uma pesquisa que identificou o predador do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus zika e do chikungunya.  Fiorot identificou que o mosquito Notonectidae se alimenta das larvas do Aedes aegypti.



O prefeito observou, por acaso, em uma pesquisa com água parada em Pedro Canário, que não havia larvas do Aedes aegypti, mas sim do mosquito Notonectidae. Ele, então, coordenou uma pesquisa que constatou que o Notonectidae ataca as larvas do mosquito transmissor da dengue mesmo estando alimentado. Assim como no caso do Aedes aegypti, as larvas do predador também são encontradas em água parada como piscina, caixa d’água, vasos de bromélias e outros locais urbanos.



Fiorot apresentou os resultados da pesquisa na reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado da última terça-feira (22). Para realizar a pesquisa, o prefeito de Pedro Canário teve a ajuda do Centro de Pesquisa da Emescam e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).



Na reunião, Fiorot ressaltou que ainda não se sabe o ciclo biológico completo do mosquito Notonectidae. Ele ressaltou que a pesquisa deve ser complementada com exames laboratoriais para demonstrar a existência das larvas no estômago do predador, entre outras comprovações. Fiorot entende que essa pesquisa pode contribuir com políticas públicas na área na saúde.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/