Sexta, 17 Mai 2024

Assembleia aprova a criação de 730 cargos temporários no Iases

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão realizada nesta segunda-feira (29), a criação de 730 vagas temporárias no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases). Sendo assim, pelos próximos dois anos, serão contratados servidores por meio de processo seletivo e não está prevista a realização de concurso público para a autarquia da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).



De acordo com a matéria, serão criadas 670 vagas para agente socioeducativo, 20 para assistente jurídico, 20 assistentes sociais, 11 psicólogos, cinco analistas de suporte e quatro pedagogos para trabalhar em regime de 40 horas semanais. A exceção fica para os ocupantes do cargo de agente socioeducativo, cuja jornada segue regime de escala: 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso ou 24 horas de trabalho e 72 horas de descanso, respeitado o limite máximo de 192 horas mensais.



Apesar da sistemática criação de cargos no sistema socioeducativo, a autarquia necessita de efetivos para o preenchimento das vagas. O governo, no entanto, não realiza concurso público para o Iases.



Durante a sessão, o deputado Sérgio Majeski (PSDB) salientou que, ainda que a contratação temporária estivesse em debate, a Casa deveria debater qual a capacidade de o Iases recuperar os adolescentes em conflito com a lei. “Gostaríamos de ver propostas para concursos públicos”, disse ele.



O deputado disse que o que preocupa é se o Iases tem a capacidade de promover a efetiva socioeducação. Ele exemplificou com o caso das unidade de Linhares, no norte do Estado, que têm capacidade para abrigar de 70 a 80 adolescentes, mas têm 190, sendo que apenas 50 têm atendimento educacional. “O governo deveria propor concursos e dar atendimento digno a esses adolescentes”, completou Majeski.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/