Sexta, 26 Abril 2024

'Declarações do secretário André Garcia são 'patéticas'

'Declarações do secretário André Garcia são 'patéticas'
O caos na Segurança Pública, com o tráfico dominando bairros e até mesmo regiões inteiras em municípios como a Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha, e a visão distorcida da realidade sobre o tema do secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia – para quem o crime não domina nenhum lugar no Estado – foram consideradas “no mínimo patéticas”, pelo deputado estadual Da Vitória (de saída do PDT).
 
"Dizer que o crime não domina lugar nenhum em nosso Estado é fechar os olhos para uma realidade que assusta e aterroriza cada vez mais os capixabas”, pontou o deputado nas redes sociais, nesta quinta-feira (22).
 
“Se para entrar em um bairro, em determinados dias e horários, a população precisa de autorização de bandidos, é porque o Estado não detém o controle. Moradores de muitas localidades já não podem sair às ruas, especialmente depois das 22 horas. Assustados, ficam trancafiados em suas casas, obedecendo ordens de quadrilhas e facções. Dizer que o toque de recolher é 'unilateral' é ignorar o drama vivido por essas famílias”, criticou o deputado.
 
Para ele, “o  quadro pode não ser igual ao do Rio de Janeiro, mas os fatos mostram que estamos caminhando para isso. Ao invés de usar frases de efeito e trocadilhos, o secretário e seu governo deveriam fazer o que é preciso: valorizar as polícias, que trabalham hoje em condições muito precárias”.
 
Da Vitória lembra que não há estrutura adequada em quartéis e delegacias e que os policiais capixabas têm carga horária de trabalho excessiva, além de receberem baixos salários. Além disso, falta combustível para as viaturas, a munição está vencida, e parte expressiva do efetivo está afastada do serviço por doenças psicossociais, tamanha a pressão a que é submetida. 'Isso não pode continuar assim, disparou. 
 
E finaliza: “Até porque, onde o Estado não está presente, a criminalidade é dominante. O governo precisa ter humildade para reconhecer que está perdendo essa guerra e agir de forma efetiva e eficiente, sem falsear a verdade. Todos nós temos consciência que o desafio é enorme. Mas com certeza não é fechando escolas, paralisando programas sociais, sucateando as polícias e se recusando ao diálogo que vamos mudar o rumo dessa história”.



A reação de Da Vitória ocorre no momento em que o secretário André Garcia ocupa as páginas da imprensa e site oficial do governo, quase que diariamente, para exaltar a atuação da Secretaria de Estado da Segurança no combate ao crime, inclusive, pegando carona na intervenção federal no Rio de Janeiro. Uma realidade muito diferente da registrada na área que comanda no Estado e que representa um dos principais pontos frágeis do governo Paulo Hartung.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/