Quinta, 02 Mai 2024

Delegado de Linhares, Fabrício Lucindo, é transferido para a unidade de Sooretama

A Delegacia de Crimes contra a Vida (DCCV) de Linhares, no norte do Estado, tem novo delegado titular. De acordo com publicação no Diário Oficial desta terça-feira (10), o delegado Fabrício Lucindo Lima, até então titular da unidade, foi transferido para a delegacia de Sooretama, também no norte do Estado. Para o lugar dele foi designado o delegado André Jaretta Ardison, que era titular da delegacia de Mantenópolis, no noroeste do Estado. 
 
O delegado que assume a unidade policial é tido pelos colegas como um bom profissional, por conta do trabalho realizado nas delegacias de Pancas (noroeste do Estado) e de Mantenópolis. Ele entrou para a Polícia Civil em 2012. 
 
Com a saída de Fabrício Lucindo da delegacia de Linhares – ele estava à frente da unidade desde 2011 – a expectativa é que inquéritos que apuram crimes de repercussão sejam desengavetados. O inquérito que apura o assassinato do professor da Universidade Federal do Estado (Ufes) e diretor do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus (norte do Estado), Valdenir José Belinelo. 
 
O inquérito, presidido pelo delegado Fabrício Lucindo, corre desde que o corpo de Belinelo foi encontrado, com marcas de facadas, na localidade de Rio Quartel, em Linhares, em 21 de março de 2012. Depois de quase três anos de tramitação, não se sabe nem mesmo em que fase está o inquérito policial. 
 
Belinelo foi morto a facadas na localidade de Rio Quartel, em Linhares quando retornava de Vitória, onde tinha participado de uma reunião. Na ocasião, o delegado disse que trabalhava com duas linhas de investigação (crime passional e crime de mando), mas depois disso não forneceu qualquer informação sobre o inquérito ou o andamento. 
 
O superintendente de Polícia do Interior na época, o delegado Danilo Bahiense (de quem Lucindo é próximo), declarou à imprensa ainda no início das investigações que as imagens captadas durante todo o trajeto do professor desde o Shopping Vitória, onde ele fez um lanche, até o restaurante Pamonharia da Roça, em Aracruz (norte do Estado), onde ele fez uma parada, seriam importantes para saber se a vítima estava só, se estava acompanhada, ou se havia sido seguida por alguém. O delegado também disse que Belinelo estava recebendo ameaças em São Mateus por haver descoberto uma fraude na área de saúde. Bahiense salientou, no entanto, que nenhuma linha de investigação estava descartada.  
 
As informações que correm em São Mateus dão conta que esses contratos pertenciam ao deputado estadual Eustáquio de Freitas (PSB), que é ligado ao setor farmacêutico, e que Belinelo, ao assumir a direção do hospital, teria posto fim à interferência de Freitas na instituição. As indicações dos diretores do Roberto Silvares, antes de Belinelo, sempre passaram pelo crivo do deputado. Freitas teria solicitado à atual diretora do Hospital Roberto Silvares declaração que ateste que ele nunca negociou com o estabelecimento.  
 
Inquéritos 
 
O delegado Fabrício Lucindo também foi responsável pelas apurações dos assassinatos de Diones dos Santos, o Porquinho, e do padrasto dele, Mateus Ribeiro dos Santos, o Mateusão. 
 
Porquinho foi apontado como o piloto de fuga dos sequestradores do sindicalista Edson José dos Santos Barcellos, que foi assassinado em Conceição da Barra, no norte do Estado, em julho de 2010. Oito dias após o crime, Porquinho foi assassinado em Linhares, mas o crime não foi investigado como queima de arquivo, e sim como guerra de gangues pelo controle do tráfico de drogas.
 
Já Mateusão, padrasto de Porquinho, havia denunciado como mandante do assassinato do sindicalista o prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati (PSDB) e, 23 dias após a denúncia, foi executado, também em Linhares. O executor dele, Vitor Silva Ferreira, o Vitinho, foi preso dias depois do crime e declarou que executou Mateusão por vingança, e assim o crime foi tipificado, também pelo delegado Fabrício Lucindo.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/