Sexta, 29 Março 2024

Governo dará resposta sobre reajuste salarial a policiais até o próximo dia 11

Governo dará resposta sobre reajuste salarial a policiais até o próximo dia 11

O Governo do Estado se comprometeu em dar uma resposta sobre possível proposta de reajuste salarial aos agentes que atuam na segurança estadual - incluindo policiais militares, civis e bombeiros - até o próximo dia 11 de outubro. Os policiais alegam que, com dinheiro em caixa, a gestão de Renato Casagrande (PSB) pode e deve valorizar a classe para melhorar a segurança pública. 


Representantes da Frente Unificada de Valorização Salarial dos Policiais Civis, Militares e Bombeiros Militares se reuniram, nesta semana, com o secretário de Estado de Segurança, Roberto Sá, para reforçar o pleito de reajuste salarial, que já havia sido apresentado à secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, que também se comprometeu em dar uma resposta aos policiais num prazo de 30 dias. 



“Aguardamos o retorno do governador  Renato Casagrande dentro do prazo que ele pediu, que é até o dia 11. A Frente entende que a situação financeira e fiscal do Espírito Santo permite atender plenamente o pleito das categorias, como tem sido demonstrado pelos números amplamente divulgados pelo Poder Executivo”, diz comunicado enviado pela Frente.


Segundo integrantes do grupo, policiais militares, civis e bombeiros militares capixabas se encontram com uma defasagem salarial decorrente da ausência de uma política pública que inclua a valorização dos integrantes da segurança pública como meta de Estado. “Soma-se à ausência de uma política de valorização uma inaceitável ausência de recomposição mínima salarial. Nos últimos anos (2014/2019), enquanto a inflação acumula um índice de 35,53%, os salários dos policiais tiveram reajuste de apenas em 4,5%, tornando praticamente impossível arcar com compromissos básicos sem recorrer a endividamento constante que compromete até a integridade dos policiais no exercício de suas atribuições”.


O comunicado completa: “A Frente foi fundada 150 dias após o início do atual governo e decorridas reiteradas tentativas de estabelecer diálogo aberto e ininterrupto com o governo do Estado para a construção de uma política pública de valorização das categorias policiais civis e militares e dos bombeiros militares. Entretanto, a Frente deixa claro que o momento exige seriedade e efetividade nas negociações que envolvem a valorização policial. A intenção, é fortalecer os pleitos das entidades, diante dos argumentos do governo e demonstrar também de forma clara o objetiva a unificação dos interesses das associações e sindicatos em prol das instituições e dos seus servidores públicos”.


Passeata em agosto


Há um mês, policiais militares e civis, bombeiros militares, além de servidores que integram o setor de segurança pública do Espírito Santo, realizaram um protesto pelas ruas da Vitória. A caminhada percorreu as vias principais da Capital, como Avenida Vitória e Beira-Mar, com destino ao Palácio Anchieta. 


O deputado estadual Capitão Assumção (PSL), que está à frente das reivindicações juntamente com sindicatos e associações, afirmou, na ocasião, que a valorização dos policiais militares, o que inclui reajuste salarial e melhores condições de trabalho, é um dos pontos centrais das pautas defendidas na Assembleia Legislativa. Já em Brasília, a luta é pela é a inclusão dos estatuto dos militares na reforma da Previdência, o que garante um sistema especial para os policiais militares e bombeiros. 



Assumção, que participou da passeata, ressalta que o governo do Estado deveria utilizar a boa situação fiscal e o dinheiro em caixa para valorizar seus servidores, o que inclui os policiais militares e bombeiros. “A situação é preocupante porque os servidores capixabas estão há oito anos sem reajuste, sem revisão salarial. Além disso, há um ambiente ruim de trabalho, uma vez que há um déficit de 2,7 mil homens no efetivo da PM”, explicou. 



Compõem a Frente:  

Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito Santo (Aspomires).

Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Espírito Santo (ABMES)

Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar (ACSPMBM-ES)

Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e do Bombeiro Militar (Asses)

Associação dos Oficiais da Polícia Militar (Assomes)

Sindicato dos Investigadores de Polícia Civil (Sinpol)

Associação dos Investigadores de Polícia do Estado (Assinpol)

Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepes)

Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol).

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/