Segunda, 06 Mai 2024

Guarda Municipal de Vila Velha adota perfil mais repressor que comunitário

Guarda Municipal de Vila Velha adota perfil mais repressor que comunitário
O perfil de qualquer Guarda Municipal é orientado pelo gestor, seja ele o prefeito ou o comandante da Guarda. Em Vila Velha, a Guarda, aparentemente, está adotando um perfil cada vez mais repressor, assemelhando-se às polícias militares e abandonando o caráter comunitário. 
 
No site institucional da Prefeitura de Vila Velha há a notícia que mais de 170 guardas municipais o longo desta semana, de um treinamento com o Grupo de Apoio Operacional da Polícia Militar (GAO), no 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha. O objetivo da capacitação foi aperfeiçoar os conhecimentos sobre técnicas de abordagens que foram aprendidas no curso de formação inicial da Guarda Municipal.
 
A ação se junta a outras promovidas pelo executivo municipal, que reforçam o caráter repressivo que está sendo dado à Guarda. Em 17 de outubro, a Guarda realizou, em em conjunto com o Grupo Operacional Tático da Polícia Civil, Delegacia de Crimes Contra a Vida, Juizado da Infância e da Juventude e Corpo de Bombeiros uma ação em uma boate em Coqueiral de Itaparica. 
 
Dentro da boate não foi encontrado nada ilícito, mas fora foram 25 pessoas, sendo nove foragidas da Justiça; apreendidos nove veículos, sendo dois furtados, 11 armas de fogo e drogas. O próprio prefeito do município, Rodney Miranda, declarou que este tipo de ação seria cada vez mais frequente em Vila Velha. 
 
Este perfil de Guarda Municipal, no entanto, afasta ainda mais a instituição da população, uma vez que ela se torna tão repressora quanto a polícia, quando poderia ser um instrumento de aproximação com a comunidade, primando pela resolução de conflitos de forma pacífica e pela mediação. 
 
As atuações de destaque da Guada de Vila Velha são todas em ações de repressão, que cabem às polícias fazerem. Nos últimos meses, a Guarda tem atuado em operações de fechamento de bailes funk clandestinos, apreensão de drogas, de máquinas caça-níqueis e a prefeitura tem colocado para escanteio as ações de proximidade com a sociedade e de fortalecimento de laços com as comunidades. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/