Domingo, 19 Mai 2024

Herkenhoff alega processos internos para deixar a Segurança

Herkenhoff alega processos internos para deixar a Segurança

Quem esteve na tarde desta sexta-feira (1) na coletiva de imprensa convocada às pressas para anunciar que Henrique Herkenhoff não era mais o secretário de Segurança Pública, saiu com mais dúvidas do que quando entrou para a sala de reunião na Secretaria de Segurança, em Vitória.

 
Sorridente e descontraído, pelo menos foi esse o clima que o ex-secretário tentou transmitir aos jornalistas, Herkenhoff alegou que estava deixando a pasta em função de “processos internos”. Ao ser questionado sobre o significado do termo, ele foi lacônico. Disse apenas que não poderia dar mais detalhes. 
 
Em seguida, anunciou o atual secretário de Justiça, André Garcia, como o seu sucessor. Garcia, por sua vez, informou que será substituído interinamente na Justiça pelo subsecretário Sérgio Pereira Alves. 
 
Na rápida coletiva, Herkenhoff fez um balanço dos dois anos em que ficou à frente da pasta. Ele considerou que fez um “belo” trabalho, embora os índices de homicídios continuem apontando que não há tendência consolidada de queda e a população sinta a percepção iminente da violência, principalmente nos municípios da Grande Vitória.
 
Sobre os resultados tímidos alcançados na pasta, Herkenhoff tentou justificar que o desafio de reduzir os índices de violência era grande e que talvez esse trabalho só aparecesse mais tarde, de maneira que ele não seja identificado como o autor desse processo de desaceleração da criminalidade no Estado.
 
Garcia, que afirmou ter sido convocado hoje pelo governador para assumir a Secretaria, afirmou que daria continuidade ao trabalho iniciado por Herkenhoff para seguir reduzindo os índices de criminalidade. 
 
André Garcia, na verdade, retorna à pasta. No último ano do governo Paulo Hartung, Garcia, que era subsecretário de Segurança de Rodney Miranda, assumiu a pasta para o então secretário disputar as eleições para deputado estadual. Quando Casagrande assumiu o governo e nomeou Herkenhoff para a Segurança, Garcia assumiu a Secretaria de Ações Estratégicas, criado especialmente para acomodá-lo.
 
Apesar das explicações, nos bastidores circulavam, desde o início do ano, que o governador Renato Casagrande estaria insatisfeito com o desempenho de Herkenhoff à frente da Segurança. 
 
Casagrande, que estava em Brasília, teria conversado nessa quinta-feira (28) com o deputado e presidente da Comissão de Segurança da Assembleia, Gilsinho Lopes, sobre uma possível mudança na pasta. O governador teria inclusive sondado o nome de Garcia para substituir Herkenhoff. 
 
Havia também o comentário que Casagrande chegara a cogitar uma permuta entre secretários, puxando Herkenhoff para a Justiça e Garcia para a Segurança. Mas a ideia não teria avançado. 
 
Especula-se ainda que Herkenhoff, que avisou que “vai tirar umas férias até o fim do ano”, seja indicado para a vaga de Marcos Madureira no Tribunal de Contas do Estado. Afinal, para assumir a Segurança no início de 2011 a pedido do governador, Herkenhoff pediu demissão do cargo vitalício de desembargador do Tribunal Federal da 3ª Região. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/