Segunda, 06 Mai 2024

Insatisfação do governador com a Segurança deve trazer novas mudanças na pasta

As mudanças na Secretaria de Segurança Pública podem ser os primeiros sinais da insatisfação do governador Renato Casagrande (PSB) com a pasta. Além das altas taxas de homicídios registradas em janeiro, o secretário André Garcia protagonizou uma queda de braço com o delegado Núcleo de Operações Criminosas e Combate à Corrupção (Nurocc), Rodolfo Laterza, que acabou desgastando o governo. 
 
O Diário Oficial desta terça-feira (4) confirmou a saída de Nilton Souza Siqueira, que deixa a Subsecretaria de Inteligência e Integração Correicional. Para seu lugar, conforme informa o Blog do Elimar Côrtes, estaria confirmado o delegado da Polícia Civil Darcy Arruda. 
 
Outro que deixa a pasta é o coronel Ronalt Willian, que era assessor especial da Sesp. O militar assumiu o cargo após passar o comando da PM para o coronel Emilson dos Santos. O cargo deve permanecer vago, pois foi criado especialmente para “encostar” o coronel reformado. 
 
O texto do Dio-ES informa que a saída de ambos foi a pedido. A versão oficial, porém, contradiz os rumores que correm dentro da Sesp, que apontam que as exonerações são os primeiros sinais da insatisfação do governador com os resultados da pasta comandada por Garcia. 
 
O número de homicídios em janeiro, segundo publicou o Blog do Elimar Côrtes, bateu a casa das 163 mortes. Em 2013, no mesmo período, foram 140, ou seja, um aumento de mais de 16%. 
 
Se projetarmos as mortes de janeiro para o ano de 2014, teremos uma média de 56 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Taxa que desconstrói o discurso do secretário, que tem garantido à sociedade que os índices estão em desaceleração desde 2009.
 
Os números de janeiro em curva ascendente são um mau prenúncio para o governador. Em ano eleitoral, esse é um resultado que desagrada qualquer governante. 
 
No tradicional tripé saúde, educação e segurança, que costuma avaliar o desempenho dos governantes, Casagrande tem reservada uma boa munição para gastar com as duas primeiras áreas. 
 
Na educação, vai exaltar os resultados do seu governo no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que alçou o Estado no topo do ranking. 
 
Na área de saúde, o governador tem no currículo a recente inauguração do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra; a reabertura do Hospital dos Ferroviários, anunciada nessa segunda-feira (3), e a inauguração do novo São Lucas, programada para junho. 
 
Já com relação à segurança, o governador poderá até destacar a os avanços na área, como a reposição dos efetivos e a reestruturação das policias, mas não conseguirá convencer ninguém, pelo menos neste mandato, que está devolvendo a sensação de segurança à população.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/