Domingo, 19 Mai 2024

Na tentativa de reverter os índices de violência, Serra implanta Fórum de Segurança Pública

Na tentativa de reverter os índices de violência, Serra implanta Fórum de Segurança Pública

Na tentativa de reverter gradualmente as altas taxas de homicídios, violência e criminalidade na Serra, a prefeitura do município criou o Fórum Permanente de Segurança Pública. O fórum tem a coordenação do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), e já teve a primeira reunião em janeiro.

 
A ideia do fórum é que ele reúna operadores de Segurança Pública do Estado e do município, secretários municipais, entidades e representantes da sociedade civil organizada para a construção de políticas públicas baseadas na abordagem multidisciplinar para a redução dos índices de violência e criminalidade do município, que ostenta as taxas de homicídios mais elevadas do Estado. 
 
Em curto prazo, a estruturação de uma nova guarda civil está descartada, já que o município não tem recursos financeiros para estruturar ainda em 2012, mas o prefeito ressalta que discussão em torno da guarda é um dos pontos a ser debatidos e estudados pelo fórum.
 
Segundo o prefeito, o objetivo é que cada membro do Fórum possa opinar sobre as políticas, propor soluções e sugerir mudanças nos modelos adotados. 
 
Audifax também lembrou da reunião que teve no Ministério da Justiça, há cerca de uma semana, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. O prefeito foi pedir auxílio do governo federal para a aquisição de itens específicos, como equipamentos para a ampliação do serviço de videomonitoramento no município. 
 
O Fórum Permanente de Segurança Pública da Serra vai se reunir a cada última sexta-feira do mês e os encontros vão ser liderados pelo prefeito. 
 
Violência 
 
Enquanto a taxa média de homicídios entre 2008 e 2012 na Serra foi de 96 mortes por grupo de 100 mil habitantes, o efetivo no município é de um policial para um grupo de mil habitantes. A Organização das Nações Unidas recomenda um para cada 250 habitantes. 
 
Somente no mês de janeiro foram assassinadas 36 pessoas na Serra, o que gera uma taxa projetada de 107 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. Para se ter uma ideia da gravidade dos dados serranos, Vila Velha projeta taxa de 56/100 mil para 2013; Cariacica, 72; e Vitória, 32.
      

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/