Sábado, 18 Mai 2024

PEC da carreira jurídica de delegados começa a tramitar na Assembleia

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2013 de reconhecimento da carreira de delegados de Polícia Civil como uma carreira jurídica foi lida na sessão desta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa.  
 
O reconhecimento da carreira jurídica para delegados é uma luta antiga da categoria. Em maio deste ano, os profissionais realizaram paralisações pontuais para cobrar o reconhecimento. 
 
O texto da PEC diz que a matéria tange, especialmente, o aspecto jurídico- profissional, fazendo com que os delegados se tornem operadores de direito, além de promover o resgate da autoestima necessária ao enfrentamento dos desafios diuturno destes profissionais. 
 
Além disso, sustenta que a respeitabilidade proveniente do reconhecimento da carreira jurídica vai atribuir aos delegados condições melhores para o desempenho das atividades, já que o servidor se sente valorizado, fazendo com que se torne parceiro e não mero coadjuvante do sistema de Justiça Criminal. 
 
A carreira jurídica de delegados já foi reconhecida em Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, além de ter sido corroborada pela lei federal 12.830/2013. 
 
A categoria alega que o reconhecimento não demanda nenhum reajuste na remuneração, portanto, não traz nenhum prejuízo financeiro ou orçamentário para o Estado. 
 
Na ocasião da sanção da lei 12.830, que garante maior autonomia aos delegados, os profissionais consideraram a norma um avanço, já que consolida o delegado como profissional fundamental no sistema de justiça criminal. A lei garante que remoções de delegados de inquéritos só sejam feitas com causa, motivo e objeto, diferente do que acontece atualmente, quando delegados são removidos sem que sejam respeitados esses quesitos. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/