Segunda, 06 Mai 2024

Presidente Dilma sanciona lei que disciplina uso de armas não-letais pelas polícias

A presidente Dilma Rousseff sancionou nessa terça-feira (23) a Lei 13.060/2014, que disciplina o uso de armamento não-letal pelas polícias. De acordo com a norma, os agentes de segurança deverão priorizar a utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo, desde que o seu uso não coloque em risco a integridade física ou psíquica dos policiais. 
 
Dentre os armamentos não-letais que devem ser priorizados pelos agentes de segurança pública está o taser (arma de choque), spray de pimenta e balas de borracha. 
 
De acordo com a lei, não é permitido o uso de arma de fogo contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que não represente risco imediato de morte ou de lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros; e contra veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, exceto quando o ato represente risco de morte ou lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros.
 
Os cursos de formação e capacitação dos agentes de segurança pública deverão incluir conteúdo programático que os habilite ao uso dos instrumentos não letais.
 
Além disso, segundo a nova lei, cabe ao poder público fornecer a todo agente de segurança pública instrumentos de menor potencial ofensivo para o uso racional da força. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/