Quarta, 24 Abril 2024

Projeto mapeia quase 400 locais com atos de violência contra mulher

Projeto mapeia quase 400 locais com atos de violência contra mulher

O projeto Mapa da Violência Contra Mulher terminou a atividade de coleta de dados que reuniu relatos de atos cometidos contra as mulheres nos bairros de Jardim da Penha, incluindo o campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e no Centro de Vitória. No total, quase 400 denúncias foram registradas, sendo organizadas em forma de mapa.


A apresentação oficial do mapeamento será feita por meio de uma intervenção urbana, sinalizando com um adesivo os pontos que foram relatados como local de violência contra a mulher, contendo relato de mulheres sobre o ocorrido. O mapa registra também locais apontados pelas entrevistadas como de risco, pelos quais elas evitam passar. No total foram assinalados 193 pontos entre Jardim da Penha e Ufes e 194 no Centro.


A intervenção urbana coletiva acontece entre 8h30 e 10h30 desta quinta-feira (11), na Ufes, com encontro em frente ao Cine Metrópolis, e no sábado, de 9h às 11h, no Centro de Vitória, tendo início na Praça Ubaldo Ramalhete. Idealizadora do projeto, a professora Geisa Silva ressalta que o mapa continuará aberto para intervenções em mais locais.


O mapeamento contribuiu para visibilizar a magnitude da questão da violência contra a mulher, pois embora seja uma amostra pequena pelo número de entrevistadas e tempo de coleta, as imagens mostram que os pontinhos cobrem praticamente os bairros inteiros, como um rastro de violência e medo que sofrem as mulheres cotidianamente, que agora estará plasmado não só no mapa virtual, mas também na intervenção urbana nos espaços físicos da cidade. A intervenção da arte ajuda a problematizar a questão nas ruas.


A construção do projeto do Mapa da Violência Contra a Mulher reuniu relatos de diferentes formas de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.


Veja abaixo o resultado dos dois mapeamentos: 



Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/