Terça, 07 Mai 2024

Sejus apura responsabilidade de servidores em contratação emergencial de empresa

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) instaurou mais um procedimento sumário de sindicância para apurar "falta de planejamento, desleixo ou má gestão" em desfavor dos servidores que deram causa à contratação emergencial de empresa para fornecimento de alimentação aos presos da Penitenciária de Segurança Máxima I (PSMA I), em Viana. A Sejus, no entanto, não informa o nome da empresa, nem o contrato.



Somente nos últimos dois meses, este é o segundo procedimento aberto pela Sejus para apurar responsabilidades de servidores em contratações de empresas para prestação de serviços no sistema.


Em junho deste ano, a Sejus instaurou procedimento sumário de sindicância para mensurar supostos responsáveis que deram causa à manutenção da contratação emergencial da empresa Sabor Original. Depois de realizado o certame, a mesma empresa foi a vencedora da licitação, contratada pela Sejus.
 
Um mês depois, a secretaria publicou portaria que disciplina os procedimentos a serem adotados nas contratações diretas com expresso atendimento aos princípios da legalidade, moralidade, publicidade, eficiência, transparência administrativa. 
 
A portaria considera como situações emergenciais aquelas que podem comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares. 
 
De acordo com a norma publicada, a contratação por dispensa de licitação vai se limitar em termos quantitativos e qualitativos ao que for estritamente essencial para o atendimento da situação emergencial. Este tipo de contratação deve se limitar ao prazo de até 180 dias, contados a partir do início da prestação do serviço ou do fornecimento do bem, sendo vedada qualquer prorrogação.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/