Sexta, 03 Mai 2024

Sejus convoca nova turma de inspetores penitenciários para escolha de vagas

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (19) a convocação para que os inspetores penitenciários da "turma bravo", aprovados no concurso de 2013, escolham as vagas para atuação no sistema penitenciário. Os novos inspetores, no entanto, vão atuar 40 horas semanas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
 
Os inspetores da primeira turma convocada, a alfa, pleiteiam o direito dos novos funcionários de trabalharem no regime de plantão. De acordo com um inspetor penitenciário, que prefere não se identificar, os pouco mais de 200 inspetores que vão escolher as vagas para atuarem não vão trabalhar nos fins de semana, nem à noite.
 
Este inspetor alega que esta forma de trabalho acaba por desguarnecer as unidades nos fins de semana e à noite, o que representa risco para a segurança dos estabelecimentos nestes horários. 
 
O inspetor penitenciário lembra que houve uma fuga na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II) há duas semanas, em um fim de semana, quando o preso saiu pela porta da frente da unidade em dia de visita. O inspetor credita ao reduzido número de inspetores na segurança a facilidade com que o preso fugiu. Na ocasião havia 12 agentes fazendo a segurança para pra aproximadamente 300 pessoas circulando na unidade. 
 
Os inspetores querem o direito de trabalhar no regime de escala, assim como os outros profissionais do sistema penitenciário. Eles contam que, da forma como o trabalho vem sendo conduzido com a atual carga horária, os inspetores estão sendo sobrecarregados e alguns deles cogitam tirar licença médica. 
 
A denúncia também aponta que com a redução de inspetores efetivos nas unidades à noite, a guarda armada tem sido feita por, no máximo, três profissionais em diversas unidades prisionais do Estado.  

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/