Sexta, 03 Mai 2024

Sejus institui escala para fiscalização das unidades prisionais do Complexo de Xuri

Sejus institui escala para fiscalização das unidades prisionais do Complexo de Xuri
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) instituiu a Escala Padronizada de Fiscalização Prisional (EPFP) no Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, que vai ser realizada por servidores da Diretoria de Inteligência Penitenciária e da Corregedoria da Sejus. 
 
De acordo com a portaria, a escala foi criada por conta do significativo número de presos no Complexo de Xuri, o que deixa o conjunto de estabelecimentos prisionais vulnerável a rebeliões, motins e fugas. 
 
Segundo o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, o grupo vai atuar nos fins de semanas nas unidades do Complexo de Xuri, com o objetivo de otimizar a mão de obra. “Como nos fins de semana o complexo fica mais frágil por conta das visitas, a Sejus optou por colocar representantes da Corregedoria e da Diretoria de Inteligência para circular pelas unidades. Como esses servidores trabalham em controle, têm o olhar diferente em relação à segurança do servidor que está na unidade”, diz ele. 
 
O secretário acrescenta que a escala especial foi implementada no começo do ano e, como tem dado certo, a Sejus optou por dar continuidade. O Complexo de Xuri engloba seis unidades prisionais – Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV) e Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV) I, II, III, IV, V – e tem 4,4 mil presos, a maior população carcerária do Estado.   
 
A Sejus considera, também, para a implementação do grupo, a necessidade de aprimoramento nos mecanismos de controle, fiscalização e avaliação do sistema prisional. 
 
O grupo de inspetores vai atuar nas unidades do Complexo de Xuri entre os meses de agosto e dezembro deste ano, fiscalizando os estabelecimentos por dois dias a cada duas semanas, até o dia 28 de dezembro.      

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/