Sábado, 27 Abril 2024

​Serra receberá pela primeira vez Marcha da Juventude Negra

filipe_lima_fejunes_foto_renato_moulin Renato Moulin

Pela primeira vez, a Marcha contra o Extermínio da Juventude Negra não será na Capital, Vitória. A 16ª edição tem como tema "Antes que a bala perdida me ache" e ocorrerá no próximo dia 18, na Serra, município mais populoso do Espírito Santo. O trajeto abarcará os bairros Ourimar II, Vila Nova de Colares e Feu Rosa, áreas onde "a juventude negra foi e ainda é afetada pela violência", como destaca o presidente do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), Felipe Lima.

A concentração será às 14h, no centro comunitário do bairro Ourimar II, onde haverá apresentação do bloco Coisa de Negres. Depois, seguirá pelas as comunidades de Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Nesta última, a marcha será encerrada com o Festival da Cultura Negra.

De acordo com Felipe, depois da edição de 2022, no Território do Bem, o Fejunes recebeu várias provocações sobre o porquê de não realizar a marcha em outras regiões, o que motivou a mudança. Ele destaca que 16 anos se passaram desde a criação da marcha, mas a realidade ainda é de racismo e extermínio da juventude negra. "Queremos jogar luz a esse problema, que não pode ser jogado para debaixo do tapete", pontua.

Normalmente, a marcha acontece em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. No ano passado, a data foi alterada devido à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, também não será no dia tradicional. A mudança, desta vez, foi porque o 20 de novembro cairá na segunda-feira.

Felipe ressalta que fazer a marcha em um dia de semana no Centro de Vitória, onde ocorreram a maioria das manifestações até agora, é diferente de realizar na região de Ourimar II, Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Ele salienta que manifestações em dia de semana e, consequentemente, o congestionamento do trânsito, são mais comuns nas vias da Capital, enquanto os moradores da região escolhida para este ano não estão habituados com isso. 

Além disso, explica, realizar na segunda-feira seria impossibilitar a participação dos moradores das comunidades, pois estariam trabalhando no momento da realização da marcha e a ideia é que eles participem do evento.

Anuário da Segurança Pública

Os dados do Anuário da Segurança Pública, divulgados em setembro último, confirmam a fala de Felipe, quando disse que, passados 16 anos da realização da primeira marcha, a juventude negra continua sendo exterminada. Realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o levantamento mostra que as principais vítimas de homicídios dolosos no Espírito Santo em 2022 foram negros e homens, com índices de 82% e 91%, respectivamente.

Considerando a faixa etária, 52% tinham idade entre 15 e 29 anos. Os brancos totalizaram 15% das vítimas e sobre outros 3% não há informações de raça. Apenas 9% eram mulheres.

Ao todo, foram 1 mil crimes desse tipo no Estado, o segundo menor dos últimos 10 anos. O menor foi em 2019, quando foram registrados 987. O maior foi em 2012, com 1,6 mil.

Do total de vítimas de 2022, a maioria, 51%, não tinham passagem pela polícia. O restante, 49%, tinha. Nove delas faziam parte da comunidade LGBTQIA+; 11 eram pessoas em situação de rua; três policiais militares; quatro estavam detidas em regime fechado; quatro no semi-aberto; e seis eram taxistas ou motoristas de aplicativo.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/