Domingo, 19 Mai 2024

Sete das 11 cidades mais populosas do ES lideram as taxas de homicídios

Sete das 11 cidades mais populosas do ES lideram as taxas de homicídios

Sete dos 11 municípios mais populosos do Espírito Santo têm taxas de homicídios superiores à média estadual, que projeta para este ano 46 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. No comparativo com a média nacional, que é de 20 homicídios/100 mil, dos 11 municípios, apenas Cachoeiro de Itapemirim está abaixo desse índice.

 

 

 

 

 

 

No outro extremo do ranking aparece Serra, que lidera as estatísticas de violência entre as 11 cidades mais populosas do Estado. São impressionantes 81 homicídios por 100 mil habitantes. O índice é quase o dobro da média estadual (46), segunda maior do País, e quatro vezes maior do que a média nacional (20).



Do dia 1 de janeiro a 22 de novembro foram assassinadas na Serra 295 pessoas. A projeção é de que o município serrano feche o ano com 330 mortes violentas. Em todo o Estado foram registrados, segundo a Secretária de Segurança Pública (Sesp), no mesmo período, 1.467 assassinatos. Isso significa que 20% dos homicídios foram praticados na Serra.



O segundo município mais violento entre os 11 mais populosos não está na região metropolitana da Grande Vitória, mas no norte do Estado. São Mateus, com 109 mil habitantes, dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, tem 66 homicídios por 100 mil habitantes.



A alta taxa de homicídio registrada em São Mateus confirma a explosão da violência no norte do Estado, que abriga, proporcionalmente, o município mais violento do Espírito Santo, Pinheiros, com 126 homicídios/100 mil.



Além de São Mateus, outros dois municípios no norte, entre os mais populosos do Estado, ostentam taxas bem semelhantes à estadual. Linhares tem 45/100 mil. O índice de Aracruz é idêntico ao estadual: 46/100 mil.



Dos municípios da Grande Vitória, atrás da Serra, Viana ocupa a segunda posição, com 55 homicídios/100 mil habitantes. Logo em seguida vem Cariacica, com 54/100 mil; Vila Velha tem índice de 52/100 mil e Guarapari projeta para este ano 47 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Índice que costuma aumentar durante o verão, quando a cidade fica repleta de turistas e a taxa de violência tende a subir.



Vitória vem confirmando a tendência de queda nos últimos anos. Se bem que esse recuo tem sido muito lento. A Capital, que tem a menor taxa entre os municípios da Grande Vitória: 38/100 mil, ainda assim sustenta um índice que representa quase o dobro da média nacional, que é de 20/100 mil.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários: 1

Izidoro carlos casagrande em Terça, 23 Fevereiro 2021 17:03

Porque o BRASIL, é tão violento? Nos EUA tem consumo de drogas, mas os homicídios e assaltos são ínfimos, as casas praticamente não tem muros, e aqui tem que colocá-los nas alturas. Na ARGENTINA que é pobre tb. não há violencia igual aqui

Porque o BRASIL, é tão violento? Nos EUA tem consumo de drogas, mas os homicídios e assaltos são ínfimos, as casas praticamente não tem muros, e aqui tem que colocá-los nas alturas. Na ARGENTINA que é pobre tb. não há violencia igual aqui
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/