Terça, 07 Mai 2024

Sindicato dos servidores do Iases vai entrar com ação contra o governo por contratações temporárias

O Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Estado (Sinases) vai entrar com ação contra o governo, questionando a contratação temporária de 742 servidores no âmbito do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), em detrimento da realização de concurso público para o provimento dos cargos. 
 
De acordo com o presidente do Sinases, Bruno Menelli Dalpiero, o ex-diretor-presidente da autarquia, Lindomar José Gomes, após diversas reuniões com os servidores, havia prometido realização de concurso para preenchimento de, pelo menos, 700 vagas no Iases. Lindomar deixou o comando do instituto em janeiro deste ano, dando lugar ao delegado de Polícia Civil, Leonardo Piquet. 
 
Nesta segunda-feira (7) o governo publicou a lei complementar 772/14, que cria 742 vagas temporárias na estrutura do Iases. Essas vagas não têm caráter efetivo, sendo o contrato de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12. 
 
Dentre as 742 vagas criadas estão 30 de analista de suporte socioeducativo distribuídas nas áreas de administração, contabilidade, direito e economia, e jornalismo; uma de nutricionista socioeducativo; 21 de pedagogo; 29 de psicólogo; 28 de assistente social; 37 de assistente de suporte; e 578 de agente socioeducativo.  
 
Rebelião
 
A rebelião deflagrada na Unidade de Atendimento Socioeducativo (Unis) de Cariacica, nessa quarta-feira (9), teve início depois que os internos souberam que os contratos de cerca de 80 agentes socioeducativos da unidade seriam encerrados.
 
Os adolescentes pensaram ser fácil fugir, por conta do número reduzido de agentes, mas foram contidos na portaria da unidade e levados para a quadra. De lá, subiram para o telhado e, com o auxílio de paus e pedras, deram início ao motim.
 
Bruno salienta que o Iases não tem condições de receber tantos adolescentes nas unidades, que estão superlotadas. As vagas na autarquia devem ser ocupadas por servidores efetivos, como ressaltou o presidente do Sinases.   

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/