Sexta, 17 Mai 2024

Sindipol denuncia abandono da Delegacia de Proteção à Criança

Sindipol denuncia abandono da Delegacia de Proteção à Criança
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol) denuncia o abandono das delegacias da Grande Vitória. Representantes da entidade vistoriam a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em Vitória, e verificaram, além do abandono, a superlotação, atendimento em local inadequado e condições estruturais precárias. 
 
Além de o imóvel apresentar mofo e infiltrações, o espaço físico da delegacia é pequeno, principalmente diante do grande número de cidadãos que buscam os serviços da unidade. 
 
O ar condicionado da sala de espera está quebrado há mais de três anos, e a ventilação do local é inadequada. Outro aparelho teve de ser instalado emergencialmente para atender à necessidade tanto da sala de espera quanto da recepção, o que não é suficiente para aplacar o calor e o abafamento do local. 
 
Um dos casos mais chocantes que ocorre na unidade pessoal é relacionado ao atendimento das psicólogas e assistentes sociais da delegacia que, por falta de espaço físico, têm de realizar atendimento em uma garagem (foto ao lado).
 
É importante destacar que esses profissionais atendem a crianças que sofrem todo o tipo de violência, por isso, precisam de um local com privacidade e estrutura para prestar atendimento adequado.
 
A má gerência na distribuição dos profissionais acaba por prejudicar ainda mais o trabalho na DPCA e fazer com que os inquéritos se acumulem. A escala especial de trabalho dos policiais é realizada em outras unidades, quando eles poderiam fazê-las na própria DPCA e assim adiantar os inquéritos policiais parados na delegacia. 
 
O quadro da DPCA é composto por cinco investigadores, dois agentes, dois delegados, quatro escrivães, uma psicóloga e uma assistente social. Esses profissionais atendem  de 20 a 30 boletins de ocorrência por dia, envolvendo estupro, pedofilia, lesão corporal, problemas com guarda de filhos e serviços internos. Além disso, a unidade dispõe de seis viaturas para atender à demanda de 600 bairros de toda Grande Vitória.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/