Quinta, 02 Mai 2024

Triste folia: Carnaval capixaba registra 28 homicídios

Triste folia: Carnaval capixaba registra 28 homicídios
O secretário de Segurança Pública, André Garcia, divulgou na tarde desta quinta-feira (19) o balanço da operação Carnaval, que mobilizou 5,7 mil policiais e 902 viaturas. 
 
Segundo Garcia, a operação reforçou o policiamento nos balneários e locais de grande concentração de pessoas. O planejamento, porém, não evitou que índice de homicídios se mantivesse elevado. De acordo com o secretário, houve uma redução de 6% nas mortes em relação ao Carnaval do ano passado. Foram, segundo Garcia, 28 mortes em 2015. De acordo com as contas do secretário, quatro a menos do que em 2014, quando morreram 32 pessoas. 
 
O próprio secretário reconheceu que não há nada a comemorar. Apesar de o Estado registrar nos últimos quatro anos redução no índice de homicídios,  a violência no Carnaval historicamente é elevada no Espírito Santo. Em comparações aos carnavais anteriores, os últimos dois foram ainda mais violentos. Em 2013 foram registradas 21 mortes; em 2012, 27 assassinatos.
 
André Garcia atibuiu os altos índices de homicídio no Carnaval deste ano, mais uma vez,  à banalização da violência. “Ainda há indignação com tantos casos de intolerância e desapego à vida. Por melhor que seja o planejamento de segurança, fica praticamente impossível controlar todas as ocorrências, principalmente aquelas que são consideradas passionais e banais”, lamentou o secretário.
 
Nota da Redação: Século Diário tinha a informação, da própria Sesp, de 31 mortes em 2014. Pode ser que este número tenha sido corrigido e subido para 32 homicídios. Mas, de qualquer maneira, a porcentagem da Sesp não bate, o que dá sempre a impressão de que os números são manipulados. Se houve maquiagem, quem operou a conta errou em desfavor da própria Sesp. Reparem, se o secretário diz que foram 28 mortes este ano, contra 32 do ano passado, são quatro homicídios a menos. Isso corresponde a 14% de redução, e não a 6%, como disse Garcia.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/