Sábado, 27 Abril 2024

Violência nas escolas e terrorismo do Estado são temas de debates

danielcara_JanedeAraujo_ag.Senado Jane de Araújo/Ag.Senado

A violência nas escolas e os homicídios e outros crimes registrados em áreas de maior vulnerabilidade social serão debatidos em Vitória, visando despertar a sociedade e o poder público para a adoção de medidas capazes de conter o aumento dos casos. Nesta sexta-feira (19), o VI Encontro Nacional de Mães e Familiares Vítimas do Terrorismo do Estado apresentará suas reivindicações, debatidas em encontro que teve início na quarta (17). No próximo dia 25, será a vez da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realizar audiência pública sobre o assunto.

O colegiado, presidido pela deputada estadual Camila Valadão (Psol), aponta como tema "Seis meses do massacre em Aracruz - memória, reparação e cuidado". Camila cita o relatório "O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativa para a ação governamental", com dados que mostram 16 ataques desde 2002. "Destes, dois foram no Estado e servem de alerta para a urgência necessária de estratégias de prevenção e enfrentamento à violência escolar", afirma.

O evento terá início às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, e contará com a presença de Daniel Cara, professor, pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), dirigente da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação e coordenador do grupo de especialistas que elaboraram o relatório e a cartilha "Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar" do Ministério da Educação (MEC). 

Jane de Araújo/Ag.Senado

A deputada destaca que a audiência será um espaço aberto, de escuta e de formulação de estratégias e políticas públicas necessárias para a prevenção da violência dentro das escolas.

"O aumento no número de casos de violência extrema dentro das escolas, espaços de aprendizagem e de formação de vínculos, é um alerta para todos nós. O massacre em Aracruz não pode ser pensado apenas como mais um número. É fundamental uma ação transversalizada de políticas para combatermos de fato esses crimes", enfatiza.

Já o Encontro da Rede Nacional de Mães e Familiares Vítimas do Terrorismo do Estado, que vem sendo realizado também em outras regiões, debate estratégias de mobilização em nível nacional. "O Brasil possui 2,7% dos habitantes do planeta e 20,4% dos homicídios de todo o globo. Em 2022, foram contabilizados 232.676 assassinatos em 102 países, sendo que destes, 47.503 ocorreram em nosso país", ressalta a coordenação do evento, que se realiza no hotel Easy Reta da Penha by Atlântica, m Vitória.

"A pauta de memória, justiça e reparação é essencial para a construção de um país verdadeiramente democrático, justo e solidário", acrescenta a coordenação, que apresentará medidas nesta sexta-feira (19).

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/