Quinta, 25 Abril 2024

Vitória registra aumento na taxa de mortes violentas no ano de 2014

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou, nesta quarta-feira (30), uma prévia da 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que deve ter versão completa lançada em meados de outubro. Os dados divulgados pela entidade dizem respeito ao número e taxa de homicídios nas capitais.



A surpresa foi que Vitória, que vinha numa espiral de redução nas taxas de mortes violentas (que incluem homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio) com a concentração do aparato de segurança pública, apresentou aumento na taxa de mortes entre 2013 e 2014 – ano-base do estudo – saindo de 34,2 mortes por grupo de 100 mil habitantes em 2013 para 38,3 em 2014.



O aumento nas taxas da Capital mostra que mesmo com os serviços de investigação e tecnologia concentrados em Vitória, não foi o suficiente para consolidar a redução das taxas de mortes violentas.



Vitória, nos últimos anos, vem recebendo atenção especial do governo na área de segurança pública, com ações que fazem com que as taxas sejam relativamente menores dos que a dos municípios do entorno. No entanto, enquanto a taxa reduz na Capital, em outros municípios da Grande Vitória ela é de guerra civil.



Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Vila Velha, com 88 homicídios de janeiro a maio deste ano, pode fechar 2015 com taxa de 45,4 homicídios por 100 mil; Cariacica, com 55,8 por 100 mil; e Serra com 76,6 homicídios por 100 mil habitantes.



No interior, a realidade não é muito diferente. Linhares, no norte do Estado, pode fechar o ano de 2015 com 54,4 mortes por grupo de 100 mil habitantes; e São Mateus, na mesma região, com 65,4. Pinheiros, também no norte, tem situação ainda mais preocupante. Nos primeiros cinco meses do ano,o município registrou 14 homicídios, o que dá uma taxa projetada de 124,6 mortes por 100 mil e o coloca, sem dúvidas, entre os mais violentos do Estado.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/