Sexta, 19 Abril 2024

Bolsistas da Ufes paralisam as atividades por tempo indeterminado

Os bolsistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) paralisaram as atividades nesta sexta-feira (20) em busca de uma melhor política de bolsas que garanta ao corpo discente a iniciação à docência, pesquisa, extensão, além de contato com a área de atuação por meio de estágio. 
 
O movimento reivindica aumento no valor das bolsas, abono no período de férias e a transferência das bolsas de caráter administrativo (PAD) por bolsas de Estágio, Pesquisa (PIBIC), Extensão (PIBEX) e de Iniciação à Docência (PID e PIBID). 
 
Os bolsistas lançaram um manifesto externando as insatisfações com o programa de bolsas da Ufes. Para eles, é geral a insatisfação com a atual situação, já que o valor das bolsas está muito aquém do necessário e estão congeladas há três anos, além dos constantes atrasos no recebimento dos repasses. Além disso, os bolsistas alegam que a Reitoria da universidade não cumpriu o acordo firmado frente ao movimento de greve dos bolsistas realizado em 2010. 
 
O manifesto salienta que o descaso com os bolsistas vai além da precariedade financeira, e o reflexo é nítido também nas relações de trabalho, em que o desrespeito e a exploração abusiva são cada vez mais recorrentes em vários setores da universidade, sendo os bolsistas responsáveis por atividades que seriam de servidores da Ufes. 
 
Em assembleia geral realizada na terça-feira (17), os bolsistas decidiram pela paralisação e formularam uma pauta de reivindicações que vai além da questão financeira, mas também pede por garantia de vale-transporte; reajuste anual no valor das bolsas de acordo com a variação do salário mínimo; que nenhum bolsista sofra retaliações por participar da paralisação; pagamento imediato das bolsas em atraso, garantia de férias remuneradas a bolsistas PAD; intensa fiscalização de casos de assédio moral; liberação dos bolsistas em véspera de prova e para eventos estudantis sem cobrança posterior de reposição; e política de assistência estudantil efetiva, articulada por uma Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Assuntos Comunitários. 
 
    

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/