Terça, 16 Abril 2024

Caixa Econômica reafirma que não haverá contratações

A Caixa Econômica Federal respondeu à demanda do Ministério Público do Trabalho (MPT), que pediu que a instituição apresentasse um cronograma de contratações dos aprovados no concurso público realizado em 2014 ou um estudo em que dimensione as contratações a serem feitas até dezembro deste ano ou até junho de 2016. Em resposta, o banco afirmou mais uma vez que não fará novas contratações.



A alegação foi que a mudança no cenário econômico obrigou a revisão do planejamento estratégico. A instituição também respondeu que o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 não previa ampliação do quadro de empregados. No entanto, o acordo prevê a autorização de o banco ter 103 mil empregados (número que já é considerado insuficiente para atender à atual demanda), enquanto o fechamento de postos de trabalho por conta do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) deixará a instituição com 91 mil funcionários.



O procurador Carlos Eduardo Brisolla, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (DF) ainda vai dar parecer sobre o caso.



Para o Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES), a recusa do banco em contratar novos funcionários mostra que tem uma gestão focada no lucro. Apesar da sobrecarga dos funcionários, dos altos lucros alcançados e de ser o líder de reclamações de usuários, a Caixa Econômica Federal anunciou que vai eliminar cerca de 3 mil vagas que ficariam liberadas por aqueles trabalhadores que aderiram ao PAA. Até setembro deste ano, a instituição havia lucrado R$ 6,5 bilhões.



A eliminação dos postos de trabalho era justamente o temor dos candidatos aprovados no último concurso para o banco e que ainda aguardam nomeação. Somente no Estado, 605 aprovados no último concurso para a instituição aguardam nomeação, enquanto em 2014 houve desligamentos do banco em função do PAA.



Reclamações



A Caixa é o banco com o maior índice de reclamações, de acordo com levantamento do Banco Central. Outubro foi o quarto mês consecutivo em que a instituição liderou o ranking de reclamações procedentes do Banco Central. Naquele mês, foram 863 reclamações procedentes, o que representa índice de reclamações de 11,09. No mês de setembro este índice foi de 10,88.



O banco exclusivo do governo federal para os pagamentos do Bolsa Família, seguro-desemprego, PIS, abono salarial e as aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em média, no País, cada agência tem 17 trabalhadores. No Espírito Santo essa média cai para oito empregados.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/