Terça, 23 Abril 2024

Câmara dos Deputados debate projeto de terceirização do trabalho

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (26) um seminário sobre a precarização das relações de trabalho. O Projeto de Lei (PL) 4.330/04, que está em análise na Câmara, amplia o conceito de terceirização dos serviços. 
 
Não é só a contratação de uma empresa para prestar serviços para outra empresa; mas também a transformação de empregados em pessoas jurídicas e em outras espécies de colaboradores e parceiros com o objetivo de reduzir custos.      
 
A juíza do Trabalho Noêmia Porto participou do seminário na manhã desta quarta-feira e demonstrou preocupação com a ampliação do conceito de terceirização previsto no projeto de lei. Ela disse que estão sendo disseminados conceitos como contratos temporários, remuneração por produtividade e parceria de trabalho que, segundo ela, sugerem um trabalhador mais livre; mas apenas estariam mostrando que ele está perdendo os direitos. 
 
Além da juíza, o procurador do Trabalho, Januário Ferreira também demonstrou preocupação com o PL. 
 
O PL vem sendo combatido por entidades sindicais do Estado, já que permite a terceirização em todos os setores de empresas. Pelo projeto de lei, podem ser terceirizadas todas as atividades de uma empresa. Atualmente só as atividades-meio podem ser contratadas. Ainda assim, esta subcontratação acaba por tirar direitos dos trabalhadores, que não têm os mesmos benefícios dos das tomadoras de serviço. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/