Sábado, 11 Mai 2024

Caminhoneiros se reúnem com Codesa e Iema para discutir inspeção veicular

Caminhoneiros se reúnem com Codesa e Iema para discutir inspeção veicular

 
Os caminhoneiros que atuam no Estado se reúnem nesta sexta-feira (6) com representantes da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) com o objetivo de pleitear a dilatação do prazo para que os profissionais adaptem os veículos às exigências dos órgãos. 
 
De acordo com uma determinação da Codesa e do Iema, a partir de 22 de fevereiro todos os caminhões que entrem no Porto de Vitória devem passar por inspeção veicular. 
 
A Codesa alega que o prazo para a adequação dos veículos já foi estendido, já que, segundo uma condicionante da Licença Ambiental de Regularização (LAR) 06/2014 do Iema, o prazo para a apresentação da inspeção dos caminhões seria o dia 26 de janeiro. 
 
Já o presidente da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), José de Araújo Silva, o China, porém, alega que é necessário primeiro criar empresas credenciadas no Estado para fazer a inspeção. Ele ressalta que não há nenhuma empresa credenciada no Estado capaz de fazer a inspeção requerida.   
 
Além disso, a Unicam relata que enviou documento à Codesa alegando que as empresas de transporte de cargas e os caminhoneiros autônomos só foram informados da condicionante em janeiro, portanto, sem tempo para que realizassem a inspeção. 
 
Além da dilatação do prazo, a Unicam também pleiteia que seja feita uma intensa campanha com os caminhoneiros com o objetivo de informar à categoria sobre a exigência, já que muitos dos veículos de carga que trafegam no porto de Vitória vêm de outros estados. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 11 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/