Quinta, 28 Março 2024

Carreteiros da Aracruz se queixam de jornada de trabalho estendida

Carreteiros da  Aracruz se queixam de jornada de trabalho estendida
A jornada de trabalho de 12 horas de carreteiros que atuam no transporte de madeira para as prestadoras de serviço da  Aracruz-Fibria  vem acarretando acidentes, o que coloca trabalhadores e população em risco. Esta jornada é motivo de preocupação tanto em relação às condições de trabalho dos trabalhadores, quanto à segurança nas estradas. 
 
 
Todas as empresas que prestam serviço de transporte de madeira para a Aracruz-Fibria (Transportadora Júlio Simões, Aqces Logística, Expresso Nepomuceno, Gafor Logística e Coopercarga), impõem esse ritmo de trabalho aos carreteiros.
 
O Sindicato dos Trabalhadores Químicos e Papeleiros do Estado (Sinticel-ES) esclarece que a jornada de 12 horas é a raiz de uma série de acidentes que ocorrem nas estradas, já que este é desgastante para o trabalhador na condução de um veículo de grande porte. 
 
Além disso, as condições de manutenção dos caminhões são precárias. Entre os dias 14 e 15 de janeiro último, em menos de 12 horas aconteceram dois acidentes graves. Duas carretas que transportam madeira de eucalipto para  Aracruz-Fibria  tombaram. O risco também se estende à população, já que o excesso de carretas nas rodovias forma longas filas, dificultando o tráfego de veículos pequenos.
 
 
Em junho de 2013 os carreteiros das empresas que prestam serviço à Aracruz-Fibria realizaram uma greve reivindicando melhorias salariais e benefícios. Os trabalhadores exigiam aumento real do salário e benefícios, como planos de saúde. Os caminhoneiros também reclamavam da jornada de trabalho excessiva.



Em nota, a JSL, antiga Júlio Simões, esclarece que a empresa segue todas as leis que regulamentam a jornada de trabalho da categoria de motoristas. Desde 01 de dezembro de 2012, a empresa não temmais turno de 12 horas de trabalho para carreteiros. A redução foi de 12 para oito horas, resultado da lei que regulamenta as condições de trabalho da categoria, mas também é fruto de um acordo coletivo feito entre os motoristas e a companhia. 




 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/