Sexta, 19 Abril 2024

Com Reforma Trabalhista, Banestes revoga resolução que dava garantias a funcionários que pedem desligamento

Um dia após a Reforma Trabalhista entrar em vigor, o Banestes revogou a Resolução 831, que regula os pedidos de desligamento por parte dos funcionários que já estão aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) aponta que é mais uma medida autoritária tomada pela diretoria do banco, somando-se às demissões sem justa causa que vêm aumentando nos últimos meses.



O coordenador geral do Sindibancários, Jonas Freire, informou que o banco revogou a Resolução 831 sem informar aos empregados, nem anunciar se haverá outra resolução em substituição à atual. “Quem encaminhou a solicitação de desligamento até o dia 10 de novembro, o último dia antes de entrar em vigor as novas regras da CLT, o banco sinalizou que vai atender esses pedidos dentro da Resolução 831”, explica.



Segundo Jonas Freire, a mudança está valendo desde o dia 13 de novembro, mas a diretoria do Banestes não informou como atenderá essas solicitações, após revogar a resolução. “O que nos deixa preocupados é que o banco não definiu a nova regra para os pedidos de desligamento, o que deixa indefinido o acesso à multa rescisória de 40% e aos demais direitos garantidos por lei”, enfatiza. Ao todo, foram registrados 112 desligamentos entre janeiro e outubro desse ano.



Além da revogação do instrumento de negociação do empregado com o Banestes para o desligamento e acesso aos direitos garantidos, o banco vem colocando em prática diversas medidas de reestruturação, como transferências arbitrárias, rebaixamento de função e demissões sem justa causa. De junho a outubro, foram quase 10 demissões sem que os trabalhadores respondessem a processo administrativo ou se enquadrassem nos pedidos da resolução 831.



Reintegração



Em outubro, o bancário Anatalio Braga Filho foi demitido de forma autoritária e sem nenhum processo administrativo. O sindicato entrou com pedido de reintegração na justiça do trabalho e Anatalio foi reintegrado. Após 32 anos de trabalho no banco, ele foi surpreendido em agosto com o aviso de rescisão de contrato de trabalho, sem qualquer justificativa para sua demissão, seja por desempenho de função ou por resultado. “O banco ainda tentou um mandado de segurança para mantê-lo demitido, uma atitude arbitrária e perversa por parte da diretoria do banco”, enfatiza Jonas Freire.



A maior parte desses desligamentos no Banestes é de bancários já aposentados pelo INSS, e atendem ao interesse da direção do Banestes de enxugar o quadro funcional para reduzir custos com recursos humanos.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/