Quinta, 25 Abril 2024

Em assembleia, servidores decidem acatar liminar e suspender greve

Em assembleia, servidores decidem acatar liminar e suspender greve




Os servidores públicos estaduais, que decretaram greve geral na segunda-feira (31) realizaram, na manhã desta quinta-feira (3), uma assembleia geral extraordinária em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir os rumos do movimento da categoria. Eles avaliaram a manobra da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que ingressou com uma liminar, acatada pela Justiça, pedindo a suspensão do movimento grevista. Apesar de decidirem acatar a liminar, Nesta sexta-feira (4), os servidores vão fazer um enterro simbólico do governador Renato Casagrande, às 10 horas na Praça do Papa.           
 
Durante a assembleia, os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindipúblicos) e das categorias em greve expressaram a indignação pela decretação de ilegalidade do movimento considerado legítimo pelos servidores. Eles afirmaram que a decisão judicial de colocar fim à greve vai ser cumprida, porque “os servidores são cidadãos que cumprem o seu dever”.
 
Os servidores, no entanto, se sentiram ultrajados pela liminar, já que todos os trâmites para a deflagração da greve foram tomados. 
 
De acordo com Rodrigo da Rocha Rodrigues, diretor do Sindipúblicos, o governo colocou, no pedido de liminar, todos os serviços como essenciais, mesmo aqueles de autarquias que sequer têm atendimento ao público, como o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e alegou que não estavam sendo respeitados os 30% de servidores em atividade. 
 
Para o sindicato, no entanto, o número de servidores em atividade durante a greve superou os 30%, já que em algumas autarquias, como Instituto de Previdência e Assistência Jerônimo Monteiro (IPAJM) não houve paralisação dos serviços, mas protestos localizados, que não contemplaram a suspensão das atividades. 
 
No pedido de liminar, o governo requereu a suspensão imediata do movimento, mas a Justiça deu 48 horas para o Sindipúblicos dar cumprimento à liminar. 
 
Durante a assembleia, os servidores votaram pela suspensão da greve em cumprimento à liminar, mas saíram em caminhada do TCE em direção ao Ministério Público Estadual (MPES) para entregar um documento de repúdio à suspensão. 
 
Ainda na tarde desta quinta-feira, o Sindipúblicos vai recorrer da decisão de suspender o movimento e já marcou uma assembleia geral unificada para a próxima quinta-feira (10), em local ainda a ser definido. 



Entre as reivindicações estão a concessão do auxílio-alimentação para os servidores que recebem por subsídio e o reajuste desse auxílio pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), no valor de R$ 705,00; reposição de perdas salariais;  fixação da data base em mês específico; e regulamentação do adicional de insalubridade e do auxílio-creche.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/