Quinta, 28 Março 2024

Em protesto, servidores públicos ocupam a Expotur

Em protesto, servidores públicos ocupam a Expotur




Os servidores públicos do Estado realizaram um enterro simbólico do governador Renato Casagrande, na manhã desta sexta-feira (4). O ato público, realizado na Praça do Papa, em Vitória, contou com um “cortejo” que entrou no pavilhão montado da praça, onde está sendo realizado o 5º Salão do Artesanato do Espírito Santo – Expotur 2014, e tomou o palco da solenidade de abertura da exposição. 
 
A entrada dos servidores no local tentou ser impedida pela segurança da feira, mas os trabalhadores conseguiram entrar, fazendo um “apitaço” até a chegada à área da solenidade. 
 
Com caixão, coroa de flores, faixas e o boneco do governador, os servidores repudiaram a decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) que declara a ilegalidade da greve, suspensa nessa quinta-feira (3), e reivindicaram que o governo volte à mesa de negociações para atender às reivindicações da categoria. 
 
Representantes de outros sindicatos, como o Sindicato dos Bancários (Sindibancários), dos Trabalhadores da Orla Portuária (Suport-ES) e dos Trabalhadores em Saúde (Sindisaúde-ES) também foram ao protesto convocado pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos), em solidariedade aos servidores.



 
Entre as reivindicações estão a concessão do auxílio-alimentação para os servidores que recebem por subsídio e o reajuste desse auxílio pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), no valor de R$ 705,00; reposição de perdas salariais;  fixação da data base em mês específico; e regulamentação do adicional de insalubridade e do auxílio-creche.
 
O vice-governador, Givaldo Vieira (PT), representava o governador na solenidade e a ele foram direcionados os pleitos da categoria. A senadora Ana Rita (PT), que estava ao lado de Givaldo, fez a ponte entre o vice-governador e o diretor do Sindipúblicos, Haylson de Oliveira, para que o sindicalista expusesse as insatisfações dos servidores. 
 
Haylson pediu ao vice-governador que o governo volte à mesa de negociações com os servidores, além da saída do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzki que, segundo ele, não tem poder de negociação, nem comportamento de negociador. 
 
Givaldo se comprometeu em repassar a demanda ao governador Renato Casagrande e os servidores presentes no pavilhão optaram por permanecer no local até que haja resposta, com data marcada para uma reunião entre representantes dos servidores e do governo do Estado.     

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/