Sexta, 19 Abril 2024

Estado vai criar mais 550 vagas de agente de Suporte Educacional

A Assembleia Legislativa aprovou, nessa terça-feira (5), o projeto de Lei Complementar 48/2013, que autoriza a criação de 550 vagas para agentes de Suporte Educacional (ASE). A criação dos cargos e realização de concurso era reivindicação dos profissionais, que chegaram a deflagrar greve no dia 28 de outubro. 
 
As novas vagas elevam o efetivo para mil funcionários, que são responsáveis pelos serviços administrativos das 537 escolas mantidas pelo Estado. A adequação do quadro efetivo deverá acarretar na extinção de 750 contratos temporários de profissionais que atuam como auxiliar de Secretaria Escolar.
 
Além da criação das vagas, os ASE também aguardam o realinhamento salarial, prometido para o governo para este ano. 
 
Depois da deflagração da greve, representantes dos agentes foram chamados para uma reunião com os secretários de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky; e de Educação, Klinger Barbosa; além do subsecretário de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Charles Almeida; e da gerente do setor de Carreiras e Desenvolvimento do Servidor, Heyde dos Santos Lemos. Na pauta estava a apresentação das etapas do cronograma de alinhamento que já foram cumpridas. 
 
Os secretários alegaram que, do cronograma estabelecido, o governo já realizou o levantamento da base de dados; estudo técnico e financeiro; reunião com entidade representativa dos servidores; e grupo de trabalho, para apresentação de parametrização e alinhamento do trabalho. O encaminhamento dos estudos para análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que seria feito no final de novembro, foi antecipado para a última quinta-feira (1). 
 
Após a reunião foi realizada uma assembleia e os agentes optaram por suspender a greve. 
 
Além da realização do concurso os ASE também pleiteiam a equiparação salarial com os assistentes de Gestão, passando os salários dos ASE de R$ 1.150 para R$ 1.550. Também reivindicam a aprovação do Plano de Cargos e Salários. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/