Quinta, 28 Março 2024

Ferroviários dão início à campanha salarial dos empregados da Vale

Os empregados da Vale iniciaram formalmente a Campanha Salarial Unificada 2017/2018 nesta quarta-feira (4), com a primeira rodada de negociações em Belo Horizonte, Minas gerais. O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer) representa os trabalhadores do Estado nas mesas de negociação ao lado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Metabase) Itabira, Metabase Rio, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão (Stefem-MA) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Prospecção, Pesquisa, Extração, Beneficiamento, Operações Portuárias de Movimentação, Estocagem e Embarque de Minérios no Rio de Janeiro (Sindimina-RJ).



A pauta tem mais de 50 reivindicações e, na primeira reunião, os sindicatos garantiram da Vale o compromisso de não fazerem nenhuma alteração no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) à luz da Reforma Trabalhista, que deve entrar em vigor ainda em 11 de novembro.



A cláusula 27 do acordo proposto funciona como salvaguarda das categorias à Lei 13.467/17, que vai implementar a reforma, impedindo que os direitos adquiridos sejam ameaçados pela nova legislação.



Os representantes dos sindicatos na mesa de negociação também conseguiram garantir a data-base da categoria para o dia 1 de novembro e que se estenda até o dia 30 do próximo mês a vigência do atual ACT. A medida é considerada inédita, já que a reforma estabelece que cláusulas de acordos coletivos não assinados até a data-base são sem efeito.



A próxima reunião entre representantes dos sindicatos e da Vale será nos dias 17 e 18 outubro, também em Belo Horizonte. As reivindicações das categorias foram construídas diretamente com os trabalhadores através de pesquisas ou em assembleias, e também sugeridas pelas entidades que fazem parte da mesa de negociações. A expectativa é que a Vale, diante dos recordes de lucro, atenda aos pleitos econômicos e sociais. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/