Quarta, 24 Abril 2024

Governo deve pagar a insalubridade retroativa dos servidores da Saúde em janeiro

Mesmo depois de suspender a paralisação, na quarta-feira (27), os servidores da saúde permanecem em estado de greve. O movimento paredista durou duas semanas e foi suspenso após a conquista de avanços nas reivindicações feitas ao governo. 
 
O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde-ES) conseguiu, depois de negociar com o governo, que os trabalhadores recebam, em janeiro de 2014, o pagamento da insalubridade com valor retroativo que não foi paga desde julho de 2012, em parcela única; que os trabalhadores do antigo Instituto Estadual de Saúde Pública (Iesp) não sejam excluídos da insalubridade, assim como os trabalhadores municipalizados; e que a insalubridade seja paga de acordo com a atividade do trabalhador e não de acordo com o cargo.    
 
Uma comissão, com participação do Sindsaúde, terá de 90 a 120 dias para avaliar as atividades que terão direito à insalubridade. Isso será feito a partir de janeiro de 2014. 
 
Além de cobrar o pagamento da insalubridade, os servidores também reivindicavam correções na modalidade salarial do subsídio; melhores condições de trabalho; salários dignos; fim dos assédios moral e sexual; fim da política de privatização dos hospitais públicos. 
 
Como nem todos os pontos reivindicados foram garantidos, a categoria aprovou também a manutenção do estado de greve na Saúde. Eles já estavam em estado de greve antes mesmo da deflagração desta paralisação, definida pela assembleia do dia 07 de novembro.   

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/