Nesta terça-feira (13) acontece mais uma negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. A expectativa é que seja levada uma proposta real de valorização, ao contrário do que aconteceu na última rodada de negociação, na última sexta-feira (9).
Na Grande Vitória, segundo informações do Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES), fecharam 180 agências, sendo 38 da Caixa Econômica Federal, 53 do Banestes, 40 do Banco do Brasil, 14 do Santander, 14 do Bradesco, 15 do Itaú, 5 HSBC e uma do Safra. Também estão fechados três departamentos da Caixa, além do prédio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Centro de Processamento de Dados (CPD) do Banestes e Pio XII, do Banco do Brasil.
Já no interior do Estado fecharam 146 agências que incluem 41 da Caixa, 36 do Banestes, 55 do Banco do Brasil, 11 de bancos privados e três do Banco do Nordeste.
Na última rodada de negociações, os bancários rejeitaram proposta que consistia em reajuste de 7% no salário, na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e nos auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3,3 mil.
A proposta, assim como a anterior, sequer repõe a inflação do período, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 9.62% em agosto.
Banestes
A reunião para negociação especifica do Banestes, que seria realizada nesta segunda-feira, foi transferida para terça-feira. Na última reunião, realizada também na sexta-feira, o banco estadual não levou proposta para a mesa.
Os funcionários do banco reivindicam, na minuta específica, reajuste salarial de 24,58%; reposição das perdas salariais ocorridas no período de setembro de 1994 a agosto de 2016; equiparação da comissão de gerente de relacionamento e de negócios; contratação de mais empregados; aumento da contribuição do banco para a Baneses de 9% para 15% e que o Banestes continue contribuindo com os aposentados que estão na ativa; Plano de Cargos e Salários que inclua todos os funcionários; e décimo quarto salário.

