Sexta, 29 Março 2024

Greve dos Correios: ECT não aceita contraproposta da categoria

Após assembleia realizada no início da tarde desta quarta-feira (2), em Vitória, os trabalhadores dos Correios decidiram prosseguir com a greve até, pelo menos, a próxima terça-feira (8), dia do julgamento do dissídio coletivo da categoria no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O movimento foi iniciado no dia 19 de setembro, com base em uma extensa pauta de reivindicações, que inclue reajuste de 15% e reposição da inflação. 
 
Durante o período da greve, após negociações com a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e similares (Fentect) elaborou uma contraproposta, que foi recusada pelos Correios. 
 
Na contraproposta, a Fentect pleiteou a manutenção da assistência médica (Correios Saúde) nos moldes atuais e extensivos aos novos empregados, mantendo a ECT como gestora direta do Correios Saúde, sem a possibilidade de gestão por qualquer outra entidade;  reajuste salarial de 8% extensivo a todos os benefícios; aumento linear de R$ 100; e pagamento de Auxílio-Creche a todos os funcionários, sem discriminação, dentre outras reivindicações. 
 
Em resposta, a ECT afirmou que o reajuste de 8% sobre o salário e 6,27% sobre os benefícios é o limite do que pode conceder e que vai esperar o julgamento do dissídio no TST. 
 
Os trabalhadores dos Correios pleiteiam ainda a redução da jornada de trabalho dos atendentes para seis horas; segurança nas agência,  e entregas de correspondências pela manhã, além da realização de concurso público. 
 
Bancários 
 
A greve dos bancários completou 14 dias nesta quarta-feira (2), com 248 agências fechadas no Estado. Desse total, 150 são da Grande Vitória e 98 do interior do Estado. Entre as agências da região metropolitana fechadas, estão 34 da Caixa Econômica Federal, 46 do Banestes e 37 do Banco do Brasil, além do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), do Centro de Processamento de Dados do Banestes e do Banco do Brasil da Praça Pio XII.
 
No interior, estão fechadas 32 agências da Caixa Econômica, 11 do Banestes, 44 do Banco do Brasil e quatro do Banco do Nordeste. Em todo o Estado, 40 agências privadas estão fechadas, sendo 15 do Santander, três do Bradesco, 16 do Itaú, quatro do HSBC, uma do Banco Mercantil do Brasil e uma do Safra.
 
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda não apresentou nenhuma contraproposta para os trabalhadores. Por isso, para avaliar a greve nacional e seus possíveis desdobramentos, o Comando Nacional dos Bancários se reunirá nesta quinta-feira (3) em São Paulo.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/