Sábado, 18 Mai 2024

Justiça determina que Vila Velha mantenha 70% da coleta de lixo residencial

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Estado (TRT-ES), Gerson Fernando da Sylveira Novais, concedeu liminar na tarde desta sexta-feira (13) determinando que os garis mantenham 70% dos serviços de coleta de lixo residencial e comercial e 100% do recolhimento de lixo hospitalar em Vila Velha. Em caso de descumprimento da decisão, a multa diária será de R$ 30 mil. 
 
A decisão determina ainda que sejam mantidos 50% da coleta de lixo dos serviços contratados pelos entes públicos. De acordo com o desembargador, o serviço de coleta de lixo é atividade imprescindível à população. “O não recolhimento do lixo expõe as pessoas a risco de doenças, sobretudo por ocasião das festas populares”, advertiu o desembargador Gerson. 
 
A liminar foi concedida logo após ajuizamento de dissídio coletivo de greve no TRT-ES nesta sexta-feira (13) pela Corpus Saneamento e Obras Ltda e Vital Engenharia Ambiental S/A, em face do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado (Sindilimpe-ES).
 
Os trabalhadores paralisaram as atividades nessa quinta-feira (12) em protesto contra demissões no setor. Foram demitidos 12% dos trabalhadores da Vital e 15% da Corpus, por solicitação da Prefeitura de Vila Velha. 
 
Na manhã desta quinta os trabalhadores realizaram um protesto em frente à prefeitura reivindicando que as demissões sejam revertidas e que não haja sobrecarga de trabalho para os trabalhadores que permanecem contratados. O Sindilimpe também aponta que a demissão em massa que está ocorrendo resultará em redução da qualidade e frequência do serviço.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/