Sexta, 19 Abril 2024

Magistérios de Cariacica e Viana iniciam greve nesta segunda

A greve dos professores da rede estadual completou 18 dias nesta sexta-feira (2), com mobilização dos professores nas escolas que não aderiram ao movimento. Nas redes municipais, depois de Vitória, os professores de Cariacica e Viana param nesta segunda-feira (5). 
 
A próxima assembleia da rede estadual vai ser realizada na quarta-feira (7), em local ainda a ser definido, e vai ser seguida de caminhada até a Procuradoria Geral do Estado (PGE), localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. 
 
Na segunda-feira, as mobilizações acontecem no interior do Estado. Às 5 horas saem caravanas da Praça Oito, em Vitória, em direção aos municípios de Colatina, no noroeste do Estado, e Cachoeiro de Itapemirim, no sul. Nesses municípios, os atos públicos acontecem em frente às Superintendências de Educação. 
 
Os professores pleiteiam reajuste salarial para 2014, com aplicação da Lei do Piso; revisão dos planos de cargos, carreiras e salários vencidos; e eleição direta para direção escolar.
 
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) pediu à Justiça a ilegalidade da greve antes mesmo que ela começasse e o Estado conseguiu liminar neste sentido. O setor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes), no entanto, recorre da decisão e o movimento foi mantido.  
 
Reunião
 
Nessa quarta-feira (30) uma comissão de representantes do magistério de Vitória participou de uma reunião na Presidência da Câmara de Vereadores de Vitória. Os professores apresentaram a pauta de reivindicações da categoria, junto com o pedido para que o legislativo contribua no avanço das negociações com a prefeitura. 
 
A categoria pleiteia a reposição das perdas salariais; reajuste no auxílio-alimentação e no auxílio-saúde; reposição da inflação de 5,91%, referente a 2013, retroativo a janeiro de 2014; e melhorias nas condições das escolas.
 
A Secretaria de Administração de Vitória entende que as negociações para a reposição da inflação dos servidores já foram feitas, tendo terminado em janeiro deste ano, garantindo parte para maio e o restante com proposta para junho deste ano. Quanto ao auxílio-alimentação, a concessão do benefício era pleito de uma década dos servidores da Prefeitura e passou a vigorar em maio de 2013. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/