Sexta, 19 Abril 2024

Petroleiros entram em greve nesta segunda-feira

Os trabalhadores do sistema Petrobras de todo o País vão deflagrar greve por tempo indeterminado a partir deste da próxima semana. A partir de segunda-feira (7), todas as unidades administrativas e operacionais da empresa, assim como nas instalações da Transpetro serão incluídas no movimento. No Estado, a expectativa é que as principais bases de exploração de óleo e gás, além de bases operacionais e logísticas sejam paralisadas. 
 
A greve dos petroleiros ocorre em protesto ao novo plano de negócios da Petrobras, que no entendimento da Federação Única dos Petroleiros, representa o fatiamento da empresa. A entidade aponta que os impactos já estão ocorrendo em várias unidades do país, com milhares de demissões de trabalhadores terceirizados e cortes em despesas, que colocam em risco conquistas históricas da categoria. 
 
De acordo com o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Estado (Sindipetro-ES), Paulo Rony Viana dos Santos, devem ser paralisados os serviços das plataformas de exploração, além da estrutura logística da petroleira. 
 
Ele conta que do terminal da Transpetro no Complexo de Tubarão são distribuídos a gasolina e o diesel para todo o Estado, além do leste de Minas Gerais e do sul da Bahia. 
 
Paulo Rony ressalta que não se trata de negociação salarial, mas de manter a empresa integrada. Ele aponta que no Estado, pela primeira vez, a empresa propôs negociar com cada subsidiaria separadamente, em claro indicio do fatiamento da Petrobras. 
 
É a primeira vez na história, ele afirma, que os petroleiros podem ter uma acordo coletivo diferente entre as categorias e com diferentes remunerações. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/