Em Cariacica, cerca de 400 porteiros atuam nas escolas e também nos prédios das secretarias municipais, e apenas parte deles recebeu salário. Eles são contratados pelo Instituto Excellence e farão uma manifestação na frente do prédio da Prefeitura de Cariacica nesta sexta-feira (10), às 8h30, em busca de uma resposta da municipalidade e da empresa. Caso não recebam o dinheiro eles vão interromper o trabalho no mesmo dia deixando as portarias vazias.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação do Estado (Sindilimpe-ES), Ailton Dias, após a denúncia de falta de pagamento feita pelo sindicato em seus canais de comunicação, a empresa adotou a estratégia de pagar apenas alguns trabalhadores buscando desarticular o movimento, o que prejudica a maioria dos porteiros.
Vitória
Em Vitória são mais de 200 trabalhadores que atuam nas portarias das escolas municipais por meio de um contrato de terceirização entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a empresa SpeedServ. Até esta quarta-feira (8) eles também não haviam recebido o salário, mas nesta quinta-feira (9) os depósitos foram realizados, após o Sindilimpe-ES convocar uma manifestação para a frente do prédio da Seme, em Itararé. Assim como ocorre em Cariacica, a empresa alegava que a prefeitura de Vitória não havia realizado o pagamento do contrato.
Apesar de regularizar o salário, a terceirizada continua devendo o tíquete-alimentação e o sindicato vai ingressar na Justiça do Trabalho contra ela por quebra do acordo coletivo celebrado entre a categoria e o sindicato patronal.