Os interessados em ingressar na ação devem assinar procuração para que o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES) para o ajuizamento da ação.
O movimento de greve dos portuários também teve paralisações pontuais que tiveram adesão massiva dos trabalhadores. Aderiram ao movimento os trabalhadores do setor administrativo, operacional, de manutenção e do silo da Codesa. Os profissionais avulsos também apoiaram a paralisação dos portuários.
Em 12 de maio , inclusive, os trabalhadores da função de guarda portuário já haviam paralisado as atividades em protesto. Eles reivindicavam a PLR, melhores condições no local de trabalho e vale-cultura.
Na ocasião, os serviços de inspeção e fiscalização de mercadorias tanto do Porto de Vitória quanto do de Capuaba que só foram retomadas dias depois do início da paralisação.