Quinta, 28 Março 2024

Professores da rede estadual decidem continuar em greve

Professores da rede estadual decidem continuar em greve
Os professores da rede estadual de ensino decidiram, depois de assembleia geral, pela continuidade da greve que completa 31 dias nesta quinta-feira (15). A assembleia, que teve início por volta das 10 horas e terminou no início da tarde, contou com a presença de mais de mil professores no auditório do Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES). 
 
Após a assembleia, os professores se juntaram aos grevistas das redes municipais de Vila Velha, Cariacica, Serra e Vitória em caminhada do auditório em direção ao Palácio Anchieta, sede do governo estadual. Os professores das redes municipais haviam saído em passeata da Praça de Jucutuquara. No Palácio Anchieta, os técnicos em enfermagem já haviam iniciado outro protesto, interditando parcialmente a Avenida Jerônimo Monteiro. 
 
Durante a assembleia, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) apresentou à categoria os pontos de discussão das reuniões mediadas pelo Ministério Público Estadual (MPES), nestas terça (13) quarta-feira (14), entre o governo e a entidade. 
 
A primeira delas foi a criação de um grupo de trabalho paritário, com representantes do Sindiupes e das secretarias de Estado da Educação (Sedu) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger), além da participação do segmento de pais e alunos. O objetivo desse grupo é iniciar um estudo para efetivar a gestão democrática nas escolas e a forma de escolha dos diretores das unidades educacionais. A conclusão dos trabalhos deve ocorrer até 29 de agosto deste ano. 
 
Também foi proposta na reunião a constituição de um novo grupo de trabalho para debater alterações no Estatuto do Magistério. A nova redação deverá, obrigatoriamente, ser concluída e enviada à Assembleia Legislativa também até 29 de agosto, apenas em pontos que não impliquem em impacto financeiro.   
 
Sobre a questão salarial, o governo alegou ainda estar à espera do posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a possibilidade de conceder a recomposição das perdas salariais. No entanto, a lei eleitoral diz, apenas, que não se pode conceder reajuste acima do limite da inflação do período. O índice pleiteado pelos professores está abaixo do limite.
 
Os professores que discursaram durante a assembleia encorajaram a categoria a prosseguir com a greve, já que consideraram que não houve avanço nas negociações com o governo. Durante o encontro foi ressaltado que compete à categoria prosseguir ou não com a greve, e que o Sindiupes apoiaria qualquer que fosse a decisão dos professores. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/